PIBID/UFBA LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA MUNICIPAL ALFREDO AMORIM
Keywords:
PIBID Letras LP UFBA, Ensino, Leitura, EscritaAbstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas por bolsistas de iniciação à docência do PIBID-Letras/UFBA na Escola Municipal Alfredo Amorim, a partir de reflexões acerca dos desafios intra e extraclasse encontrados durante o processo de desenvolvimento dos trabalhos e da exploração de possibilidades para superação destes, ao passo em que os bolsistas adquirem uma visão crítica do cenário em que se encontra a educação pública brasileira e passam a se perceberem como agentes no seu processo de aprendizagem. Para tanto, o livro “A produtividade da escola improdutiva” (FRIGOTTO, 2008) é utilizado como base para reflexão acerca do sucateamento intencional da educação pública e, em consonância com o recorte teórico-metodológico do programa PIBID-UFBA, adota-se neste trabalho uma abordagem interacionista e sociodiscursiva da linguagem (BAKHTIN, 1992), bem como a perspectiva de ensino de língua portuguesa por meio de gêneros textuais (MARCUSCHI, 2008; ROJO, 2012). Conclui-se que a melhoria no sistema de ensino público está diretamente relacionada ao reposicionamento dos atores sociais envolvidos - que, crítica e coletivamente, devem atuar ante às práticas educacionais e currículos vigentes - e se ressalta a importância de programas de formação inicial como o PIBID para a valorização da atividade docente e formação de profissionais capazes de pensar a educação, sobretudo a pública, por um viés emancipatório, transformador e dotado de diversidade e representatividade dos grupos socioculturalmente marginalizados.Downloads
References
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao>. Acesso em: 20 fev. 2019.
BRASIL. Decreto 9.099/2017. Dispõe sobre os programas de material didático e outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 19 de julho de 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_docman&view=download&alias=70011-decreto-9099-de-18-julho-2017-pdf&category_slug=agosto-2017-pdf&Itemid=30192 > Acesso em: 27.08.2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
GIL, Gilberto; VELOSO, Caetano. Tropicália 2. Rio de Janeiro: Polygram, 1993.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo - Diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 1993.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MATTOS, Lavínia Neves dos Santos. Manual de Diretrizes/Orientações Bolsistas PIBID LETRAS. Salvador, 2018.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SALVADOR. Referencial Curricular Municipal para os Anos Finais do Ensino Fundamental. 2019. Disponível em: <http://educacao.salvador.ba.gov.br/pdfs-nossa-rede/documentos-municipais/ensino-fundamental/referencial-curricular-municipal-para-os-anos-finais-FINAL.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2019.
SILVA, Cidinha da. Quanto mais negro mais alvo. Disponível em: <http://cidinhadasilva.blogspot.com/2015/01/quanto-mais-negro-mais-alvo.html>
SILVA, Simone Bueno Borges da; PEREIRA, Julio Neves (Orgs.). Língua portuguesa e literatura no livro didático: Desafios e Perspectivas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.
VAN DIJK, Teun A. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2008.
ZEFERINAS - Guerreiras da vida. Direção de Márcio Cavalcanti. Realização: Prefeitura de Salvador. Salvador: Propeg, 2019. Disponível em: <http://zeferinas.com.br/>