ADOLESCENTES LEEM MACHADO DE ASSIS EM SALA DE AULA

Auteurs

  • Cristiane de Mesquita Alves Universidade da Amazônia (UNAMA- Bolsista CAPES)

Mots-clés :

Leitura literária, Machado de Assis, Sala de aula.

Résumé

A sala de aula é o espaço destinado a trocas de experiências efetivas e de interações entre o texto, os discentes e o docente. Nesse sentido, a leitura compreende um processo de reaprendizado constante, entrelaçando saberes da leitura escolar com a de mundo presentes no repertório de cada leitor. Diante disso, elabora-se o objetivo deste trabalho, baseado em um relato de experiência de leituras em classes de Literatura para alunos do 2º ano do Ensino Médio. O relato se estrutura a partir das impressões e recepções dos textos de Machado de Assis lidos na íntegra em sala de aula por adolescentes nestas turmas, tendo como aportes teóricos a prática do letramento literário de Cosson (2007), assim como as reflexões acerca das práticas de leitura literária na escola e seu papel de formar leitores ativos (ECO, 2015), discutidas pelos autores: Candido (2004), Rouxel (2013), Zilberman (1988) dentre outros, bem como Freire (2003), no que tange à questão do papel docente no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o processo metodológico se organizou por meio de aulas analítico-expositivas, e as análises e as escolhas dos textos machadianos apresentados resultam das discussões realizadas em sala de aula.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Cristiane de Mesquita Alves, Universidade da Amazônia (UNAMA- Bolsista CAPES)

Cristiane de Mesquita Alves é Mestre e Doutoranda em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA/PA). Bolsista Prosup/CAPES. Graduada em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Letras/ Língua Espanhola pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Especialização em Análise Literária e Língua Portuguesa pela mesma universidade. Integrante do Comitê Editorial das Revistas Asas da Palavra e Movendo Ideias. Participa do Grupo de Pesquisa Interfaces do Texto Amazônico (GITA). Professora/Tutora UEPA/UAB. Professora de Literatura e Redação no Ensino Médio. E-mail: cris.mesquita28@hotmail.com

Références

ASSIS, M. Contos. Obra Completa em quatro volumes: vol. 2. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Aguiar, 2008.

CANDIDO. A. Vários Escritos. 4ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004.

CARDOSO, R. D. Livrarias e escolas: espaços de mediação. In: AGUIAR, V.T.; MARTHA, A.A.P. (Org). Territórios da leitura: da literatura aos leitores. São Paulo: Cultura Acadêmica; ANEP, 2006.

COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2007.

ECO. U. Os limites da interpretação. 2ª ed. 4ª reimp. Trad. Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica docente. 27ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

ROUXEL, A. Aspectos metodológicos do ensino da Literatura. In: DALVI, M.A.; REZENDE, N.L.; JOVER-FALEIROS. R. (Org). Leitura de Literatura Literária. São Paulo: Parábola, 2013.

ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da Literatura. São Paulo: Contexto, 1988.

Téléchargements

Publiée

2019-12-30

Comment citer

Alves, C. de M. (2019). ADOLESCENTES LEEM MACHADO DE ASSIS EM SALA DE AULA. Inventário, (24), 233–240. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29573

Numéro

Rubrique

Relatos de experiência