A EXPLOSÃO DO OLHAR: A PAISAGEM POÉTICA DE MURILO MENDES

Auteurs

  • Priscila Wandalsen Mendonça de Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mots-clés :

Murilo Mendes, Poesia, Paisagem

Résumé

Murilo Mendes é considerado um poeta conciliador de contrários que entende a poesia como linguagem que deflagra as contradições inerentes à vida humana (MOURA, 1995).O presente artigo trata, em especial, da potência de vida na paisagem construída pela linguagem muriliana, o que significa dizer que Mendes, ao construir uma paisagem que integra  mundo/homem e dissolve as dicotomias eu x espaço, homem x natureza, espaço x tempo traz à tona o que há de mais poderoso na natureza, nas coisas e na vida, a contradição harmônica. No artigo verifica-se que a paisagem em sua obra não é uma tentativa de retrato fiel à realidade, não é algo que se manuseia a favor do homem, é um olhar que resgata a dinâmica da vida em sua multiplicidade, propondo um homem que se relaciona de modo completo e intenso com o mundo. O corpus da pesquisa é composto por quatro poemas retirados dos livros Os quatro elementos, Poesia Liberdade e Convergência. Para seleção foi utilizada a teoria de Michel Collot sobre paisagem poética (COLLOT, 2013), pois o autor defende que uma paisagem não é construída apenas com o olhar e também pode ser construída pela linguagem. A Hermenêutica servirá como método de interpretação, propondo assim uma leitura possível sem reduzir a obra a um único olhar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Priscila Wandalsen Mendonça de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Instituto Federal Fluminense -IFF, atuando no Ensino Médio Integrado, na Pós-graduação Lato Senso e em Projeto de Extensão. Doutoranda em Letras Vernáculas com concentração em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2018). Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2012 - 2013). Graduada em Letras/português-literatura pela mesma Universidade (2005-2009). Atualmente, além de lecionar, coordena a Pós-graduação em Literatura Memória e Cultura e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas-NEABI, ambos no IFF-Campus Avançado Cambuci.

Références

ARAÚJO, Laís Corrêa de. Poetas modernos do Brasil: Murilo Mendes. Rio de Janeiro: Vozes, 1972.

BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

__________________. “Apresentação da Poesia Brasileira”. In: Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1990.

COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.

DASTOLI, Carlo Alberto. Parole Chiave: dizionario di italiano per brasiliani. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FRIAS, Joana Matos. O erro de Hamlet. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2002.

HOBSBAWM, Heric J. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

MOURA, Murilo Marcondes de. Murilo Mendes – a poesia como totalidade. São Paulo: Edusp: Giordano, 1995

Téléchargements

Publiée

2019-07-29

Comment citer

de Castro, P. W. M. (2019). A EXPLOSÃO DO OLHAR: A PAISAGEM POÉTICA DE MURILO MENDES. Inventário, (23.1), 75–86. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29561

Numéro

Rubrique

Artigos