ALFABETIZAÇÃO EM DESTAQUE - RESENHA DO LIVRO ALFABETIZAÇÃO: A QUESTÃO DOS MÉTODOS

Auteurs

Mots-clés :

Alfabetização, Educação, Métodos, Ensino e aprendizagem, Letramento

Résumé

No livro Alfabetização: a questão dos métodos, Magda Soares busca discutir, a partir de sua trajetória de anos em educação e ancorada em pesquisas e trabalhos, a polêmica questão dos métodos de alfabetização no sentido de vislumbrar respostas acerca da aprendizagem das habilidades de leitura e escrita de crianças. A singularidade deste apanhado é visível, no qual a autora envereda-se por áreas diversas com vistas a nortear o problema histórico da alfabetização no cenário brasileiro sem se afastar da realidade da sala da aula. Segundo a autora, a obra é fruto de inúmeras reflexões a respeito da escola pública, não se tratando somente de mais um livro sobre alfabetização; nele, procura articular teoria e prática desse campo, para que se passe a pensar a alfabetização com método, e não em método de alfabetização, e para tal é imprescindível conhecer meandros, dificuldades, mudanças que se colocam ao longo do percurso, o que se diferencia, dessa maneira, do movimento feito com os convencionais e predeterminados métodos de alfabetização. Para ela, não é preciso eleger um ou outro método, e sim pensar num conjunto de conhecimentos que ressignifique o trabalho com a leitura e a escrita de modo que estas não sejam um fim em si mesmo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Letícia Melo Giacomin, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Letras - língua portuguesa e literatura (2010) e mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC, na área de concentração em Linguística Aplicada, com enfoque em estudos sobre ensino e aprendizagem de conhecimentos gramaticais. É membro do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada - NELA, vinculado à UFSC, e também participante do grupo de pesquisa Cultura Escrita e Escolarização.

Références

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

Téléchargements

Publiée

2019-07-29

Comment citer

Giacomin, L. M. (2019). ALFABETIZAÇÃO EM DESTAQUE - RESENHA DO LIVRO ALFABETIZAÇÃO: A QUESTÃO DOS MÉTODOS. Revista Inventário, (23.2), 313–318. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29534

Numéro

Rubrique

Resenhas