PERFORMATIVIDADE, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E RAÇA: PROFESSORAS DE INGLÊS NEGRAS E IDENTIDADE PROFISSIONAL

Auteurs

  • Layenne Humberto de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mots-clés :

Identidade, Performatividade, Inglês, Ensino, Raça.

Résumé

O sujeito contemporâneo possui diferentes identidades sociais (HALL, 2004; SILVA, 2008, GOMES, 1999, 2005), as quais são moldadas de acordo com as práticas discursivas. Pensando nas identidades como múltiplas e complexas, a performatividade (PENNYCOOK, 2007; MOITA LOPES, 2013, MELO, 2015) é um elemento importante para a constituição subjetiva. Tendo como base os conceitos de identidade, performatividade e a noção de raça como um construto social, político e cultural (GOMES, 2005, MUNANGA, 2012), o objetivo deste artigo é compreender e analisar elementos da formação identitária de professoras de inglês negras a partir de excertos de uma reportagem sobre a criação de uma escola de idiomas exclusiva para mulheres negras. A proposta revela uma preocupação com a descolonização do currículo de língua estrangeira (GOMES, 2012) e com as performances atribuídas à figura da mulher negra pela sociedade (GOMES, 1999; CRUZ, 2015). A análise dos excertos nos mostra como um ensino reflexivo acerca das questões raciais é essencial para diminuir os impactos do preconceito e da discriminação racial na sociedade (JORGE, 2012, 2016, MARQUES, 2018) e como a escola pode contribuir para a formação de uma identidade racial positiva.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Layenne Humberto de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Téléchargements

Publiée

2019-07-29

Comment citer

de Oliveira, L. H. (2019). PERFORMATIVIDADE, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E RAÇA: PROFESSORAS DE INGLÊS NEGRAS E IDENTIDADE PROFISSIONAL. Revista Inventário, (23.2), 241–258. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29533

Numéro

Rubrique

Artigos