O SARGENTO, A POLÍCIA E O HUDSON NA OBRA SARGENTO GETÚLIO

Auteurs

  • Mylena Fernanda Ribeiro Universidade Estadual de Londrina

Mots-clés :

Sargento Getúlio, Polícia, Hudson

Résumé

Sargento Getúlio é a obra de destaque deste texto, em especial, buscamos apontar alguns elementos da obra e dialogar com eles sobre época em que o romance fora publicado (1971) e também com a data que a história do romance se passa, por volta de 1950. A polícia é certamente um grande marco para a década de 50 e aparece no livro, pois Getúlio é nominado sargento por interesses políticos de seu patrão, Antunes, e o jogo político dá margem a toda a trama que envolvem os jogos de poder, política e assassinatos legalizados por este “poder”. O Hudson também é um traço interessante que mostra a modernização que a sociedade vivia na época. Um carro tipicamente americano, em terras estrangeiras e ainda pouco modernizadas, sucumbindo diante do cenário. O sargento e suas transformações ao longo da história não poderia ficar de fora, pois é através de seu olhar que observamos todo o restante que o circunda e o marca. Ele também passa por situações que transformam quem ele é e que mostram especificidades do personagem e é elas que vamos mostrar ao longo do texto.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Mylena Fernanda Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2016), atuando principalmente nos seguintes temas: feminismo, século XIX e literatura. Atualmente é mestranda no programa de Pós-graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, atuando nos temas: estrangeiridade e busca de identidade.

Références

BELO, F. R. R. Dominação e Violência, entre a história e a ficção: Uma análise de Sargento Getúlio, de João Ubaldo Ribeiro. Belo Horizonte Faculdade de Letras – UFMG, Dezembro de 2007.

HALL, S. Notas sobre a desconstrução do “Popular”. In: Da diaspora: Identidades e mediacoes culturais; Organização Liv Sovik; - Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasilia: Representacao da UNESCO no Brasil, 2003.

PELLEGRINI. T. A narrativa brasileira contemporânea: emergência do pós-modernismo. Revista de Letras, PUCAMP, Campinas 13(1/2): 48-59, dez., 1994.

RIBEIRO, J. U. Sargento Getúlio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

Téléchargements

Publiée

2019-12-30

Comment citer

Ribeiro, M. F. (2019). O SARGENTO, A POLÍCIA E O HUDSON NA OBRA SARGENTO GETÚLIO. Inventário, (24), 176–186. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29524

Numéro

Rubrique

Artigos