TEATRO E ENSINO

Auteurs

  • Joyce Galon da Silva Moronari

Mots-clés :

Educação, Ensino, Teatro

Résumé

Este ensaio apresenta algumas reflexões sobre teatro e ensino, com o objetivo principal de mostrar que o teatro pode contribuir, em vários aspectos, para a formação plena dos alunos, podendo ser um “aliado” do professor  no contexto escolar. A argumentação é fundamentada em alguns autores, como Fabiano Tadeu Grazioli (2007), que aborda aspectos relacionados ao teatro no contexto escolar atual e os diversos princípios que podem justificar a presença da atividade teatral na escola – a socialização, o desenvolvimento global e harmonioso, o despertar da consciência crítica e a experiência estética que o contato dos alunos com o teatro pode proporcionar –; Juliana Cavassin (2008), que versa sobre as perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e prática pedagógica; Viola Spolin (2007), que defende que trabalhar jogos teatrais na sala de aula demonstra o quanto o jogo, com toda a sua força mobilizadora e materializadora das energias humanas, pode ter uma extraordinária função pedagógica, traduzindo esse potencial da ludicidade num poderoso instrumento de aprendizagem; e Cristiane Schneider, Angélica Vier Munhoz, Cristiano Bedin da Costa (2015), que no Mestrado em Ensino, do Centro Universitário Univates, fizeram um estudo sobre o teatro na escola, com foco no processo colaborativo de criação, percebendo-o como uma experiência que ultrapassa as fronteiras da aprendizagem do fazer teatral.

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Références

REFERÊNCIAS

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Publiée

2019-07-29

Comment citer

Moronari, J. G. da S. (2019). TEATRO E ENSINO. Inventário, (23.2), 285–298. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29502

Numéro

Rubrique

Ensaios