UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS LUGARES ARGUMENTATIVOS E DAS EMOÇÕES NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO

Auteurs

  • Karen Cristina da Silva Pissurno UFRJ
  • Eneile Santos Saraiva UFRJ

Mots-clés :

Lugares argumentativos, Emoções, Análise do Discurso.

Résumé

Este artigo tem como principal objetivo analisar os lugares argumentativos (quantidade, qualidade, ordem, existente, pessoa e essência) e as emoções na construção do discurso em diversos gêneros textuais. Assim, pretende-se observar como o leitor pode ser influenciado a compartilhar da mesma opinião defendida no texto. Ainda, almeja-se discutir de que maneira a abordagem dos lugares argumentativos, em aulas de Português do ensino médio, pode ser fundamental para que haja a compreensão coerente das reais intenções que um texto pode apresentar. Importam para este trabalho os pressupostos da Teoria da Análise do Discurso, principalmente no que tange à análise das emoções (CHARAUDEAU, 2007) e da Semiolinguística do Discurso discutidos em Pauliukonis; Gouvêa (2012). A fim de observar os lugares argumentativos, recorre-se a Abreu (2004) e a Gavazzi; Eduardo (2007).  As hipóteses, a partir da do corpus de análise, composto por textos midiáticos, propagandas e redações do ENEM, apontam que há predominância do lugar de quantidade em textos com temática política; do lugar de qualidade nos publicitários; do lugar da ordem em textos esportivos, do lugar do existente em editoriais, do valor da pessoa em redações e, por fim, do lugar da essência em notícias sobre pessoas públicas.

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Bibliographies de l'auteur

Karen Cristina da Silva Pissurno, UFRJ

Doutoranda em Letras Vernáculas na UFRJ

Eneile Santos Saraiva, UFRJ

Doutoranda em Letras Vernáculas na UFRJ

Références

ABREU, A. S. A arte de argumentar. Gerenciando Razão e Emoção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental; língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf> Acesso em 23 de julho de 2018.

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GAVAZZI, S.; EDUARDO, S. Lugares/valores argumentativos no ensino médio. In: Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

GOUVÊA, L. H. M. Patemização e discurso midiático: um estudo de argumentação e persuasão na crônica jornalística. Rio de Janeiro, Trabalho de Pós-Doutoramento, 2016.

PAULIUKONIS, M. A. L.; GOUVÊA, L. H. M. Texto como discurso: uma visão semiolinguística. In: TOLDO, C.S., FREITAS, E.C. (orgs.) Desenredo: Revista do Programa de Pós Graduação da Universidade de Passo Fundo. v 8, nº 1, Passo Fundo: Ed. Da Universidade de Passo Fundo, 2012.

PLANTIN, C. As razões das emoções. In: MENDES; E.; MACHADO, I.L. (orgs.) As emoções no discurso. v. II. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

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Publiée

2019-07-29

Comment citer

Pissurno, K. C. da S., & Saraiva, E. S. (2019). UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS LUGARES ARGUMENTATIVOS E DAS EMOÇÕES NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO. Inventário, (23.2), 217–240. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29416

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Artigos