RELAÇÕES DIALÓGICAS E DE SENTIDOS ENTRE O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO PARODIADO DA FORD BRASIL E A PRODUÇÃO FÍLMICA THELMA E LOUISE

Auteurs

  • Sheila Vassoler Universidade de Passo Fundo

Mots-clés :

Anúncio parodiado, Produção fílmica, Relações dialógicas, Sincretismo de linguagens.

Résumé

Este estudo consiste na análise do anúncio publicitário da Ford Brasil "Aquela das amigas que arriscam tudo", um dos seis anúncio da série "Grandes cenas on board" postados no YouTube e no Facebook no ano de 2013. Essa série de anúncios parodia filmes que fizeram muito sucesso nos cinemas. O título da série remete às grandes cenas do cinema de Hollywood exibidas dentro de carros, ou seja, "on board", a bordo. O anúncio escolhido trata-se da paródia da produção fílmica "Thelma e Louise", drama lançano no Brassil em 1991. O texto busca, a partir das teorias de Bakhtin (2003), Fiorin 2016) e Brait (2006), estabelecer relações dialógicas entre esses enunciados, ou seja, as relações de interdiscurso e intertexto que retomam a produção fílmica, identificando os discursos evocados, que acabam interferindo na atitude responsiva do leitor, e ainda, analisar por meio dos estudos do sincretismo, as várias linguagens presentes, a partir de Barros (1986, 1997), Hernandes (2006) e Teixeira (2014).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Sheila Vassoler, Universidade de Passo Fundo

Mestranda no Curso de Pós-Graduação em Letras e Graduada em Letras Português- Inglês e Respectivas Literaturas, pela Universidade de Passo Fundo.

Références

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 3.ed. São Paulo: Ática, 1997.

BATHIA, Vijay K. Análise de gêneros hoje. Rev. de Letras, n. 23, vol.1/2, jan/dez. 2001. Tradução Benedito Gomes Bezerra. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2204/1674. Acesso em 20 de agosto de 2017.

BRAIT, Beth. Bakhtin outros conceitos-chave. Beth Brait (org). – São Paulo: Contexto, 2006. Disponível em: http://upf.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/search?utf8=%E2%9C%93&q=bakhtin%20outros%20conceitos%20chaves. Acesso em 20 de agosto de 2017.

CAPPO, Joe. O futuro da propaganda. 2.ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. 3.ed. São Paulo: Ática, 2000.

COMERCIAL da Ford explora estereótipo machista da mulher que não sabe dirigir. Blog Consciencia.blog.br. Disponível em: http://consciencia.blog.br/2013/11/comercial-da-ford-explora-estereotipo-machista-da-mulher-que-nao-sabe-dirigir.html#.WcP6iTVv_Mx. Acesso em 15 de agosto de 2017.

COMERCIAL Ford Grandes Cenas Onboard. Disponível em: https://www.youtube.com/results?search_query=comerciais+ford+grandes+cenas. Acesso 20 de julho de 2017.

FILME Thelma e Louise. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=E1g1k_puWXI. Acesso em 15 de julho de 2017.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2016. Disponível em: http://upf.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788572449595/pages/5. Acesso em 15 de agosto de 2017.

FIORIN, José Luiz Fiorin. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2005. Disponível em: https://docslide.com.br/documents/elementos-de-analise-do-discurso-jose-luiz-fiorim-5589304205d45.html.

HERNANDES, Nilton. Semiótica: objeto e práticas. São Paulo: Contexto, 2005.

RIBARIC, Marcelo Eduardo. A estética do consumo na intertextualidade entre cinema e publicidade fílmica. Revista Ação Midiática. Vol I. nº 1. 2011. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/25700/17185.

SOUSA, Catichilene Gomes de. A linguagem cinematográfica na construção do sentido na obra fílmica “Abril Despedaçado”. Revista Eventos Pedagógicos, v.3, n.1, Número Especial, p.287-297, Abr. 2012.

TEIXEIRA, L; FARIA, C; SOUSA, S. Textos multimodais na aula de português: metodologia de leitura. Revista do Programa de Pós- Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo -. 10 – n.2 – p.314-336 – jul./ dez. 2014.

Téléchargements

Publiée

2019-12-30

Comment citer

Vassoler, S. (2019). RELAÇÕES DIALÓGICAS E DE SENTIDOS ENTRE O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO PARODIADO DA FORD BRASIL E A PRODUÇÃO FÍLMICA THELMA E LOUISE. Inventário, (24), 130–145. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29336

Numéro

Rubrique

Artigos