O PAPEL DO LETRAMENTO INFANTIL DE ALMEIDA JÚNIOR NO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO
Mots-clés :
Letramento Literário, Literatura Infantil, Ensino de Língua Portuguesa.Résumé
Este artigo tem o objetivo de analisar a questão do letramento literário e suas interfaces com a literatura infantil e a juvenil, bem como desenvolver uma sequência didática que permita explorar a obra de Almeida Junior e sua contribuição na formação do ser humano sob a perspectiva da cidadania crítica, além de discutir o papel do professor como mediador na interação do aluno com o livro. A pesquisa foi realizada no Colégio Nossa Senhora da Conceição da rede privada do município de Porto da Folha/Se, na turma do sexto ano do Ensino Fundamental, foi aplicado um questionário e uma sequência didática explorando a obra: “Eu escravo da Internet?”, do escritor sergipano Almeida Junior, a metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, através de uma sequência didática foi analisado a importância da escolhas das obras literária, e como a temática está diretamente ligada ao gosto pela leitura. Feita a pesquisa, constatou-se que o trabalho com obras literárias principalmente com temáticas que aguçam o senso crítico do aluno é de suma importância, pois os aprendizes veem-se nas situações e, com isso, as aulas fluem de forma mais prazerosas, como constata a obra trabalhada na sequência didática supracitada.Téléchargements
Références
CANDIDO, Antônio. O direito a literatura. In. Vários escritos. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas cidades/Ouro sobre azul, 2011.
CANDIDO, Antonio. Direitos Humanos e literatura. In: FESTER, Antônio Carlos R. (Org.) Direitos humanos E… São Paulo: Ed. Brasiliense, 1989.
COELHO, Nelly N. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2012.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
HANSEN, J. A. Reorientações no campo da leitura literária. In: ABREU, M.;
SCHAPOCHNIK, N. Cultura letrada no Brasil: objetos e práticas. Campinas: Mercado de Letras, ALB; São Paulo: Fapesp, 2005
HUNT, Peter. Crítica, Teoria e Literatura Infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI, Maria Amélia, REZENDE, Neide Luzia de; JOVERFALEIROS, Rita (orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.
SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
SOUZA, Renata J; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para sala de aula. Objetos educacionais UNESP, São Paulo, 2011. Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40143. Acesso em: 15 set. 2018.