A FORMAÇÃO DO LEITOR COMPETENTE:O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES LEITORAS NO PROCESSO DE INFERÊNCIA TEXTUAL
Mots-clés :
Leitura, Leitor, Inferência textualRésumé
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise das estratégias de ensino de leitura realizadas em sala de aula, apresentando como base norteadora a matriz de referência da Prova Brasil de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental. A temática é centrada na formação do leitor competente a partir do processo de inferência textual, apoiando-se na construção da proficiência leitora das competências e habilidades cobradas pelo tópico “Procedimentos de Leitura”, presente na referida matriz. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Francisco Moreira dos Santos, localizada no município de Itabaianinha-SE, com base na coleta e análise dos dados obtidos com os resultados dos simulados e das sequencias didáticas aplicados em sala durante o ano de 2017. Trazendo um caráter qualitativo e quantitativo além das anotações de campo, procurou-se mostrar por meio dessa pesquisa a importância de trabalhar a leitura com uma nova perspectiva, o processo de inferência textual, conceito que consiste na utilização do “conhecimento prévio” como ferramenta didática para o desenvolvimento das habilidades leitoras. Para tanto, essa pesquisa apoiou-se em alguns teóricos, entre eles, Solé (1998), Leffa (1996) e Brasil (2011) que tratam dessa temática.
Téléchargements
Références
BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores, Brasília: MEC, SEB; Inep, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992.
ISER, W. O ato da leitura. São Paulo: Editora 34, 1999.
KOCK, I. V. e ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1989.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura à leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1994.
LEFFA, V. J. Aspectos da leitura. Uma perspectiva psicolingüística. Porto Alegre: Sagra:DC Luzzatto, 1996.
SMITH, F.. Leitura significativa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1999.