AUDIODESCRIÇÃO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO USUÁRIO

Auteurs

  • Eliana P. C. Franco

Mots-clés :

Audiodescrição, Deficiência intelectual, Dificuldades de aprendizagem, Usuário, Tramad

Résumé

Esse artigo tem como objetivo relatar um estudo empírico realizado pelo grupo Tramad sobre a audiodescrição para o público com deficiência intelectual, que confirmou a hipótese da necessidade de explicitação de associações e significados complexos realizados em obras de uma exposição no MAM- Bahia em 2013. O estudo contou com a participação de alunos da APAE e usou parte da teoria de David Präkel sobre a imagem fotográfica para estruturar a análise. A principal proposta do estudo é incluir o usuário com deficiência intelectual no processo de elaboração do roteiro de audiodescrição. 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Eliana P. C. Franco

Eliana Paes Cardoso Franco é bacharel em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Letras pela Katholieke Universiteit Leuven (KUL, Bélgica). Atuou como professora efetiva na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde fundou o grupo Tradução, Mídia e Audiodescrição (Tramad).

Références

CARNEIRO, Bárbara C. S. Repensando o roteiro de audiodescrição para o público com deficiência intelectual. Dissertação de mestrado não publicada. Universidade Federal da Bahia, 2015.

DÍAZ CINTAS, Jorge. Audiovisual translation today. A question of accessibility for all. Translation Today, no. 4, 2005, p. 3-5.

DÍAZ CINTAS, Jorge. Por una preparación de calidad en accesibilidad audiovisual. Trans: Revista de Traductología, no.11, 2007, p. 45-59.

FRANCO , Eliana P. C.; SILVEIRA, Deise Medina; CARNEIRO, Barbara Santos. Audio Describing for an Audience of Learning Disabilities in Brazil: A Pilot Study. In BAÑOS PIÑERO, R; DÍAZ CINTAS, J. (Ed.) Audiovisual Translation in a Global Context. Mapping an Ever-changing Landscape. UK: Palgrave Macmillan, 2015, p.99-109.

MOTTA, Lívia M. V. M. Audiodescrição na escola: abrindo caminhos para leitura de mundo. Campinas: Pontes, 2016.

PRÄKEL, David. Fundamentos da fotografia criativa. São Paulo: GGBrasil, 2012.

SILVEIRA, D.M.; Franco, E. P.C.; Carneiro, B. S.; Urpia, A. Audiodescrição para além da visão: um estudo piloto com alunos da APAE. In Araújo, V.S.; Aderaldo, M. F. (Org.) Os novos rumos da pesquisa em audiodescrição no Brasil, Curitiba: CRV, 2013.

Téléchargements

Publiée

2018-07-24

Comment citer

Franco, E. P. C. (2018). AUDIODESCRIÇÃO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO USUÁRIO. Inventário, (21), 1–18. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/27458

Numéro

Rubrique

Artigo em Destaque