AUDIODESCRIÇÃO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO USUÁRIO
Mots-clés :
Audiodescrição, Deficiência intelectual, Dificuldades de aprendizagem, Usuário, TramadRésumé
Esse artigo tem como objetivo relatar um estudo empírico realizado pelo grupo Tramad sobre a audiodescrição para o público com deficiência intelectual, que confirmou a hipótese da necessidade de explicitação de associações e significados complexos realizados em obras de uma exposição no MAM- Bahia em 2013. O estudo contou com a participação de alunos da APAE e usou parte da teoria de David Präkel sobre a imagem fotográfica para estruturar a análise. A principal proposta do estudo é incluir o usuário com deficiência intelectual no processo de elaboração do roteiro de audiodescrição.
Téléchargements
Références
CARNEIRO, Bárbara C. S. Repensando o roteiro de audiodescrição para o público com deficiência intelectual. Dissertação de mestrado não publicada. Universidade Federal da Bahia, 2015.
DÍAZ CINTAS, Jorge. Audiovisual translation today. A question of accessibility for all. Translation Today, no. 4, 2005, p. 3-5.
DÍAZ CINTAS, Jorge. Por una preparación de calidad en accesibilidad audiovisual. Trans: Revista de Traductología, no.11, 2007, p. 45-59.
FRANCO , Eliana P. C.; SILVEIRA, Deise Medina; CARNEIRO, Barbara Santos. Audio Describing for an Audience of Learning Disabilities in Brazil: A Pilot Study. In BAÑOS PIÑERO, R; DÍAZ CINTAS, J. (Ed.) Audiovisual Translation in a Global Context. Mapping an Ever-changing Landscape. UK: Palgrave Macmillan, 2015, p.99-109.
MOTTA, Lívia M. V. M. Audiodescrição na escola: abrindo caminhos para leitura de mundo. Campinas: Pontes, 2016.
PRÄKEL, David. Fundamentos da fotografia criativa. São Paulo: GGBrasil, 2012.
SILVEIRA, D.M.; Franco, E. P.C.; Carneiro, B. S.; Urpia, A. Audiodescrição para além da visão: um estudo piloto com alunos da APAE. In Araújo, V.S.; Aderaldo, M. F. (Org.) Os novos rumos da pesquisa em audiodescrição no Brasil, Curitiba: CRV, 2013.