O EU PRESSUPOSTO: ETHOS E PRESSUPOSIÇÃO COMO COABITANTES DA SUBJETIVIDADE ENUNCIATIVA

Auteurs

  • José Orlando Cardoso do Monte Júnior Universidade Federal do Paraná

Mots-clés :

Pressuposição, Ethos discursivo, Análise do discurso

Résumé

Neste artigo, pretendemos discutir um tipo particular de implícito, a pressuposição, no que toca à sua participação na constituição do ethos discursivo. A análise, de orientação semântico-pragmática, concentra-se em resenhas críticas escritas pela jornalista e crítica de cinema Isabela Boscov para a revista Veja e investiga a hipótese de que a exploração de pressupostos no trabalho de organização dos enunciados estaria relacionada ao nível subjetivo daquilo que se enuncia e que, portanto, participaria da constituição do ethos do enunciador. Nossa referência principal para a abordagem do ethos discursivo são os trabalhos do linguista Dominique Maingueneau, que elabora uma atualização do conceito a partir do trajeto teórico-metodológico percorrido pela Análise do Discurso de linha francesa (AD) em contato com ideias que remontam aos escritos de Aristóteles sobre retórica e passam pelos contatos da AD com a Pragmática, no século XX.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

José Orlando Cardoso do Monte Júnior, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Letras (Estudos Linguísticos) na UFPR. Bacharel e licenciando em Letras pela mesma universidade.

Références

BOSCOV, Isabela. A leoa no inverno. Revista Veja, 22 fev. 2012, p. 94-97. Disponível em: Acervo Digital Veja <http://veja.abril.com.br/acervodigital/>. Acesso em 17/03/2016.

BRANDÃO, Helena. H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 2004.

CANÇADO, Márcia. Manual de semântica: noções básicas e exercícios. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

DUCROT, Osvald. O dizer e o dito. São Paulo: Pontes, 1987.

FIORIN, José Luiz. A linguagem em uso. In: FIORIN, J.L. (Org.). Introdução à Linguística. I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2011.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: Ethos discursivo. MOTTA, A. R.; SALGADO, L. (Org.). São Paulo: Contexto, 2008.

MONTE JR., José Orlando Cardoso. Ethos e discurso crítico. In: Revista Versalete / Curso de Letras da Universidade Federal do Paraná; editoração: Nylcéa T.S. Pedra e Sandra M. Stroparo, vol. 2, n. 2, jan.-jun. 2014, p. 64-76. Curitiba: UFPR, 2014.

PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine. A propósito da análise automática do discurso: atualizações e perspectivas. In: GADET, F.; HAK, T. (Org.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.

SAEED, John I. Semantics. 2. ed. Londres: Blackwell Publishing, 1997.

Téléchargements

Publiée

2016-06-09

Comment citer

do Monte Júnior, J. O. C. (2016). O EU PRESSUPOSTO: ETHOS E PRESSUPOSIÇÃO COMO COABITANTES DA SUBJETIVIDADE ENUNCIATIVA. Inventário, (18). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/16087

Numéro

Rubrique

Artigos