A IMAGEM DA PRINCESA E O LUGAR FEMININO NA SOCIEDADE
UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA SOBRE UMA ESCOLA DE ETIQUETA
Resumen
Este artigo tem por objetivo compreender como ocorre a materialização dos discursos conforme sua ideologia na apresentação institucional da Escola de Princesas, escola de etiqueta voltada a jovens meninas e que constrói suas práticas a partir de imagens da realeza. A hipótese que orientou esse estudo, posteriormente confirmada, foi que, nessa autoapresentação, são mobilizados discursos contrários à emancipação feminina. Para a realização do trabalho, ancoramo-nos em teorias da Análise de Discurso Crítica (ADC), especialmente no arcabouço teórico-metodológico proposto por Chouliaraki e Fairclough (1999), de modo que as etapas de análise propostas pelos autores foram obedecidas para atingir nossos objetivos. Como os resultados sugerem, de fato, a forma com a qual as ordens dos discursos educacional, histórico, lúdico, machista, moral e ético são mobilizadas produz um efeito de romantizar e encobrir a problemática da repressão feminina na sociedade, exercendo um papel fundamental na manutenção de relações assimétricas de poder na comunidade.