A CONSTRUÇÃO DE REFERENTES ANAFÓRICOS NO GÊNERO EDITORIAL

UM ESTUDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

Resumen

Este artigo é resultado de um trabalho monográfico sobre a referenciação em textos de alunos do ensino médio. Partindo do princípio de que os processos referenciais constituem atividade inerente à construção de sentidos de um texto, o objetivo de pesquisa é analisar o fenômeno da referenciação em editoriais produzidos por alunos do ensino médio, no que se refere à correferencialidade. Baseado nos postulados teóricos de Apothéloz (2003), Cavalcante (2003; 2011; 2012), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Milner (2003) e Mondada e Dubois (2003), este trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e interpretativista, tendo como corpus dez textos produzidos por alunos da 2° série do ensino médio. Como resultados, verificou-se que, dentre as formas de manifestação, há uma maior regularidade no emprego da anáfora correferencial por repetição total, revelando, portanto, a dificuldade dos discentes em correlacionar as ideias dos textos, evitando repetições desnecessárias, e utilizar outros processos referenciais, e/ou até mesmo o desconhecimento acerca deles, especialmente os que se referem à recategorização que, além de garantir a progressão temática do texto, correlacionando as ideias postas, contribui para a construção de sentidos, revelando o ponto de vista e a percepção de mundo do autor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Mikaelly Nobre de Souza, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - pela mesma instituição. Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Durante a graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), participou do Projeto Ensino de Cultura, Literatura e Língua Portuguesa (PECLEP), na condição de monitora dos cursos de: Produção Textual I e Língua Brasileira de Sinais e atuou, ainda, como voluntária PIBIC/CNPq, do Grupo de pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) – UERN.

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

Souza, A. M. N. de. (2022). A CONSTRUÇÃO DE REFERENTES ANAFÓRICOS NO GÊNERO EDITORIAL: UM ESTUDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO . Inventário, (30), 201–216. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/49835

Número

Sección

Artigos