A (IN)EFICÁCIA DO ENSINO A DISTÂNCIA O CASO DA IMPLEMENTAÇÃO DE AUXÍLIOS DE INCLUSÃO DIGITAL NO CAMPUS XIX DA UNEB
Palabras clave:
Pandemia, Ensino remoto, Ensino superior, Políticas públicas, Inclusão.Resumen
Em decorrência das medidas sanitárias de prevenção e controle da propagação do novo coronavírus (COVID-19), com o distanciamento social, por exemplo, a modalidade de ensino remoto tornou-se uma realidade no âmbito da educação superior. Nesse viés, por meio deste artigo são desenvolvidas algumas considerações acerca da educação a distância, com ênfase na questão da democratização da educação de nível superior no Brasil em tempos de distanciamento social. Para tanto, partindo do ponto de vista dos discentes do Campus XIX da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), são analisados os resultados dessa nova configuração educacional no que concerne à aplicação da Resolução nº 1.434/2020 do Conselho Universitário da UNEB. Quanto à metodologia, foi adotado o método dedutivo, com ênfase no levantamento bibliográfico, articulado com a pesquisa quantitativa e qualitativa.Descargas
Citas
ALVES, T. M. F.; MENEZES, A. H. N.; VASCONCELOS, F. M. de B. P. Crescimento da educação a distância e seus desafios: uma revisão bibliográfica. REVASF, Petrolina, v. 4, n. 6, p. 63-74, dez. 2014. Disponível em: https://docplayer.com.br/17546440-Crescimento-da-educacao-a-distancia-e-seus-desafios-uma-revisao-bibliografica.html. Acesso em: 12 abr. 2021.
ARRUDA, E. P.; ARRUDA, D. E. P. Educação à distância no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 3, p. 321-338, jul./set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v31n3/1982-6621-edur-31-03-00321.pdf . Acesso em: 10 abr. 2021.
ARTIGAS, N. A. S. Dificuldades apresentadas no ensino de educação à distância. 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24812_12508.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.
BIELSCHOWSKY, C. E. Qualidade na educação superior a distância no Brasil: onde estamos, para onde vamos? Revista EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, e709, p. 1-26, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.709. Acesso em: 12 abr. 2021.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 10 abr. 2021.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 abr. 2021.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm#art24. Acesso em: 10 abr. 2021.
CAPELETTI, A. M.. Ensino a distância: desafios encontrados por alunos do ensino superior. Revista eletrônica saberes da educação, São Roque, v. 5, n. 1, p. 1-10, 2014. Disponível em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes_pdf/educacao/v5_n1_2014/Aldenice.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.
CETIC. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Pesquisa TIC Domicílios 2018. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/. Acesso em: 13 abr. 2021.
CORTINHAS, M. S. Educação a distância no ensino superior: reflexões sobre o processo de inclusão/exclusão. 2012. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/326_181.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.
CURY, C. R. J. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 245‐262, jul. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/n116/14405.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
DURAN, D. Alfabetismo digital e desenvolvimento: das afirmações às interrogações. 2008. 228 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07052013-162230/publico/debora.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.
ECCO, I.; NOGARO, A. A Educação em Paulo Freire como Processo de Humanização. In: EDUCERE – XII Congresso Nacional de Educação, Curitiba, 2015. p. 3524-3535. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18184_7792.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
FERREIRA, R. A Internet como ambiente da Educação à Distância na Formação Continuada de Professores. 2000. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/ea000503.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
HERMIDA, J. F.; BONFIM, C. R. de S. A educação à distância: história, concepções e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p. 166-181, ago. 2006. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4919/art11_22e.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
HORTA, R. A educação a distância diante da exclusão digital no Brasil. 2007. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/52200732540PM.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.
LAPA, F. B.; GUSSO, L. de C. S.; SOUZA, S. de. Direito humano à educação (art. 26 na DUDH): os desafios para implementar uma educação em Direitos Humanos no Brasil. Diálogo, Canoas, n. 39, p. 119-132, dez. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i39.5222. Acesso em: 12 abr. 2021.
MARTINS, A. C. P. Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cirúrgica Brasileira, São Paulo, v. 17, supl. 3, p. 4-6, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-86502002000900001. Acesso em: 10 abr. 2021.
MELO, A. F. A inclusão digital na escola para a erradicação do analfabetismo tecnológico. e-Mosaicos – Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, dez. 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/26618. Acesso em: 14 abr. 2021.
MERCADO, L. P. L. Dificuldades na educação a distância online. 2007. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/55200761718PM.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.
NERI, M. C. (Org.). Mapa da exclusão digital. Rio de Janeiro: FGV/IBRE/CPS, 2012. Disponível em: https://www.cps.fgv.br/cps/bd/mid2012/MID_texto_principal.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.
OEA. Organização dos Estados Americanos. Convenção Americana de Direitos Humanos (“Pacto de San José de Costa Rica”). 1969. Disponível em: http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/instrumentos/sanjose.htm. Acesso em: 10 abr. 2021.
OEA. Organização dos Estados Americanos. Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (Protocolo de São Salvador). 1988. Disponível em: http://www.cidh.org/basicos/portugues/e.protocolo_de_san_salvador.htm. Acesso em: 10 abr. 2021.
ONU. Organização das Nações Unidas. Assembleia Geral da ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nações Unidas, Paris, 1948. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/por.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
ONU. Organização das Nações Unidas. Assembleia Geral da ONU. Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Nações Unidas, 1966. Disponível em: http://www.unfpa. org.br/Arquivos/pacto_internacional.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
ONU. Organização das Nações Unidas. Comité de Derechos Económicos, Sociales y Culturales. Aplicación del Pacto Internacional de Derechos Económicos, Sociales y Culturales. Observaciones generales 13 (21º período de sesiones, 1999): El derecho a la educación (artículo 13 del Pacto). 1999. Disponível em: https://www.escr-net.org/es/recursos/observacion-general-no-13-derecho-educacion-articulo-13. Acesso em: 10 abr. 2021.
ONU. Organização das Nações Unidas. Relatório do Desenvolvimento Humano 2019. Além do rendimento, além das médias, além do presente: Desigualdades no desenvolvimento humano no século XXI. 2019. Disponível em: http://hdr.undp.org/sites/default/files/hdr_2019_pt.pdf. Acesso em: 10 abr, 2021.
PASINI, C. G. D.; CARVALHO, É. de; ALMEIDA, L. H. C. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. In: OBSERVATÓRIO SOCIOECONÔMICO DA COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.
UNEB. Universidade do Estado da Bahia. Resolução nº 1.434/2020. Aprova, em caráter excepcional, a criação de auxílios de Inclusão Digital para os alunos dos cursos de graduação presencial e pós-graduação stricto sensu, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no âmbito da UNEB. 2020. Disponível em: https://portal.uneb.br/conselhos/wp-content/uploads/sites/103/2020/10/1434-consu-Res.-aux%C3%ADlio-inclus%C3%A3o-digital-DISCENTE.pdf. Acesso em: 7 abr. 2021.
ROESLER, J. Coronavírus e a Educação Online como alternativa no calendário escolar. 2020. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/Coronavirus_abre_as_portas_para_educacao_online_Jucimara_Roesler.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.
STALLIVIERI, L. O Sistema de Ensino Superior do Brasil Características, Tendências e Perspectivas. 2007. Disponível em: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/sistema_ensino_superior.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
TESOURO TRANSPARENTE. Monitoramento de Gastos da União com Combate à COVID-19. Disponível em: https://www.tesourotransparente.gov.br/visualizacao/painel-de-monitoramentos-dos-gastos-com-covid-19. Acesso em: 12 abr. 2021.
VERGARA, S. C. Estreitando relacionamentos na educação à distância. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 5, ed. especial, p. 1-8, jan. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cebape/v5nspe/v5nspea10.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.