DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E REFLEXÕES DE UMA BOLSISTA ID DO PIBID: REPRESENTAÇÃO DO IMAGINÁRIO PERIFÉRICO ATRAVÉS DE UM INTERGÊNERO

Autores/as

  • Beatriz Souza de Jesus Universidade Federal da Bahia

Palabras clave:

Sequência Didática, PIBID Letras LP, Intergeneracidade, Representação, Formação Docente.

Resumen

Desenvolvemos, neste artigo, reflexões da experiência de formação de uma estudante de Letras Vernáculas, no âmbito do subprojeto Letras-LP PIBID, na Universidade Federal da Bahia. O referido artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da sequência didática em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, sob a abordagem de procedimentos para o ensino de gêneros proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A isto, propôs-se compreender a representação do imaginário periférico dos estudantes através da produção de um artigo em forma de bula de remédio, partindo do princípio da intergenericidade apresentado por Marcuschi (2002, 2008). O trabalho teve como base os conteúdos diagnosticados através de outra atividade constituída pela matriz referencial do SAEB. No que concerne aos resultados, os alunos mostraram representações críticas e reflexivas sobre suas identidades periféricas, abordando as periferias como espaços de problemas sociais, mas também de pertencimento e acolhimento, além disso, apresentaram melhora no rendimento dos descritores apontados pela atividade diagnóstica. Para a bolsista ID, esse trabalhou proporcionou a potencialidade de suas práticas didáticas e o conhecimento e (re)conhecimento do exercício da docência enquanto futura professora de língua materna

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Beatriz Souza de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Letras Vernáculas e uma língua estrangeira moderna (Inglês) pela Universidade Federal da Bahia. Bolsista de iniciação à docência no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Letras-Língua Portuguesa.

Publicado

2020-07-18

Cómo citar

Souza de Jesus, B. (2020). DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E REFLEXÕES DE UMA BOLSISTA ID DO PIBID: REPRESENTAÇÃO DO IMAGINÁRIO PERIFÉRICO ATRAVÉS DE UM INTERGÊNERO. Revista Inventário, (25), 58–75. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/34587

Número

Sección

Artigos