REFLEXÃO SOCIOLINGUÍSTICA ACERCA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO

Autores/as

Palabras clave:

PALAVRAS-CHAVE Livro Didático. Produção Textual. Sociolinguística.

Resumen

Apesar de o Livro Didático (doravante, LD) ser uma fonte de conhecimento, a escolha dele costuma acontecer de forma inadequada e, muitas vezes, sem se levar em consideração o contexto escolar em que se inserida. A leitura e a escrita são competências complexas que necessitam de habilidades linguísticas cognitivas e metacognitivas. Dessa forma, esse artigo objetiva, sob uma visão sociolinguística analisou o LD e, para tal, foi observado um capítulo específico de um livro utilizado em uma escola da Rede Pública de Ensino do estado de Pernambuco. Assim, visamos verificar se a produção textual, como atividade escolar, leva em consideração a variação linguística que o estudante traz consigo, uma vez que ele precisa entender que existe uma língua monitorada que a escola tenta ensinar suas normas e, também que a sua própria língua não deve ser considerada como um português “errado”, porém uma variante linguística. Para os aportes teóricos utilizamos os estudos de Bunzen (2007), Bagno (2009; 2013), Bakhtin (2003), Freitas e Damasceno (2015) entre outros autores, a fim de que possamos ter uma visão de como ocorre essa produção em sala de aula, já que o professor deve usar o LD como suporte que facilite o processo de ensino-aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Ulissivaldo Caetano Costa da Silva, Universidade Federal da Paraíba - PB

Graduado em Letras e pós-graduado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, e atualmente estou em processo de conclusão do mestrado em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras/PROFLETRAS (2018), em Mamanguape, Paraíba, pela Universidade Federal da Paraíba, Campus IV. Além disso, sou professor efetivo de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, lotado na da Prefeitura Municipal de Itaíba - PE. Tenho experiência no ensino de Línguas, com destaque nas áreas de Linguagens, Letramentos, Produção Textual, Inglês e Literatura. Desenvolvo trabalho na linha de Pesquisa de Produção Textual além de trabalhos acerca de inferência, canções e intertextualidade.

Emanoel Rodrigues de Souza, Universidade Federal da Paraíba - PB

Graduado e pós-graduado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, e atualmente estou em processo de conclusão do mestrado em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras/PROFLETRAS (2017), em Mamanguape, Paraíba, pela Universidade Federal da Paraíba, Campus IV. Além disso, sou professor efetivo de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, lotado na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco desde 2006, na Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Dias Cardoso e, também, sou lotado na Rede Municipal de Ensino da Vitória de Santo Antão, Pernambuco, no Colégio Municipal 3 de Agosto e no Colégio Municipal Prefeito José Joaquim da Silva desde 2008. Tenho experiência no ensino de Línguas, com destaque nas áreas de Linguagens, Letramentos, Produção Textual, Inglês e Literatura. Desenvolvo trabalho na linha de Pesquisa de Letramento literário em letras de música e, ainda, participo de um grupo de estudo do Português Histórico do Brasil (História do Português Brasileiro do Litoral e do Brejo Paraibano), cuja coordenadora regional é a professora doutora Roseane Batista Feitosa Nicolau e no âmbito nacional é liderado pelo linguista e Professor Doutor Ataliba Teixeira de Castilho.

Citas

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Publicado

2019-12-30

Cómo citar

da Silva, U. C. C., & de Souza, E. R. (2019). REFLEXÃO SOCIOLINGUÍSTICA ACERCA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO. Inventário, (24), 113–129. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29212

Número

Sección

Artigos