O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs) COMO PRÁTICA DE LE-TRAMENTO EM UMA SALA DE AULA DE 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Ive Marian de Carvalho Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem, Histórias em Quadrinhos, Letramentos.

Resumen

Esse artigo trata de um projeto de leitura e produção de Histórias em Quadrinhos (doravante HQs), gênero ainda considerado inferior e impróprio ao contexto escolar por alguns professores da escola onde ocorreu o projeto, desenvolvido em uma turma de 9° ano do ensino fundamental, considerada difícil e desinteressada. O objetivo do trabalho foi aproximar os alunos das aulas de língua portuguesa, consideradas chatas e desinteressantes, através da utilização de um gênero com o qual se identificam, distanciando-se de modelos autônomos de letramento. A experiência permitiu conhecer de perto a realidade dos alunos, ajudando-os a superar dificuldades, não só no campo do letramento como em seus problemas do cotidiano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ive Marian de Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2008), especialização em Docência no ensino superior pela Faculdade de Educação São Luís e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará, tendo como orientadora a Professora Doutora Pollyanne Bicalho Ribeiro. Atualmente, é professora da rede estadual de ensino.

Publicado

2018-12-31

Cómo citar

de Carvalho, I. M. (2018). O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs) COMO PRÁTICA DE LE-TRAMENTO EM UMA SALA DE AULA DE 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Inventário, (22), 147–156. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/28601

Número

Sección

Relatos de experiência