ACESSIBILIDADE TEXTUAL PARA AGRICULTORES FAMILIARES: ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL DA TERMINOLOGIA
Palabras clave:
Linguística Sistêmico-Funcional, Análise do Discurso de Divulgação Científica, Terminologia, Acessibilidade Textual, Agricultor Familiar.Resumen
Os padrões temáticos dos textos permitem identificar o estilo de escrita, e a organização dos elementos das orações contribui para a sua compreensão. Este trabalho apresenta um estudo dos padrões temáticos de textos direcionados aos agricultores familiares com base na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) e na Análise do Discurso de Divulgação Científica (CASSANY; LÓPEZ; MARTÍ, 2000; CASSANY, 2003). O foco desta investigação é a terminologia presente nas estruturas temáticas com vistas à acessibilidade textual desses materiais para leitores de escolaridade limitada. O corpus da pesquisa é composto por 30 folhetos da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-RS) e, como corpus de contraste, tem-se 30 folhetos produzidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Primeiramente, classificou-se os Temas dos folhetos e a terminologia neles presente. Com o auxílio do recurso Concord da ferramenta computacional WordSmith Tools, realizou-se o levantamento das ocorrências de 4.850 orações. Os resultados demonstraram que grande parte da terminologia ocupa posição temática. Também identificou-se que a terminologia está organizada em um padrão temático mais típico de escrita, indicando menor complexidade dos textos. Por outro lado, os folhetos fazem uso de estruturas temáticas que suscitam dificuldade para o leitor em compreendê-las e, logo, refletem complexidade, pois exigem do leitor uma maior capacidade de interpretação da mensagem.
Descargas
Citas
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>.
BERBER SARDINHA, T. Usando WordSmith Tools na investigação da linguagem. Direct Paper 40. 1999. Disponível em: <http://www2.lael.pucsp.br/direct/DirectPapers40.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Panorama da educação do campo. Brasília, DF: MEC/Inep, 2007.
CAFFAREL, A.; MARTIN, J. R.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Introduction: systemic functional typology. In: CAFFAREL, A.; MARTIN, J. R.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. (Org.). Language Typology: a functional perspective. Amsterdam: John Benjamins, 2004.
CASSANY, D. Análisis de la divulgación científica: modelo teórico y estrategias divulgativas. In: CONGRESO DE LA SOCIEDAD CHILENA DE LINGÜÍSTICA: Texto, Lingüística y cultura, 14., 2003, Osorno. Anais... Osorno: Disponível em: <https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/22471/Cassany_textlingycult.pdf?sequence=1>. Acesso em: 6 jan. 2017.
CASSANY, D.; LÓPEZ-FERRERO, C.; MARTÍ, J. Divulgación del discurso científico. La transformación de redes conceptuales. Hipótesis, modelo y estratégias. Discurso y sociedade, v. 2,n. 2, p. 73-103, 2000. Disponível em: <https://www.academia.edu/20098421/Divulgación_del_discurso_científico._La_transformación_de_redes_conceptuales._Hipótesis_modelo_y_estrategias>. Acesso em: 6 jan. 2017.
CATALDI, C. A definição utilizada como estratégia divulgativa sobre transgênico na mídia impressa. Vertentes, n. 32, 2008, p. 256-265. Disponível em: <https://www.academia.edu/20098421/Divulgación_del_discurso_científico._La_transformación_de_redes_conceptuales._Hipótesis_modelo_y_estrategias>. Acesso em: 6 jan. 2017.
CENSO DEMOGRÁFICO 2010. Educação e deslocamento. Resultados do universo. Rio de Janeiro: IBGE, 2010b.
DOWNING, A. An alternative approach to theme: A systemic-functional perspective. Word, v. 42, n. 2, p. 119-143, 1991. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00437956.1991.11435835>. Acesso em: 10 jul. 2017.
EMATER/RS. Campanha para controle biológico de lagartas do milho. Porto Alegre: EMATER/RS, 2014c.
EMATER/RS. Composição do mel. Porto Alegre: EMATER/RS, 2015b.
EMATER/RS. Cuidados com a colheita. Porto Alegre: EMATER/RS, 2014d.
EMATER/RS. Horta em pequenos espaços. Porto Alegre: EMATER/RS, 2015a.
EMATER/RS. Oliveira. Porto Alegre: EMATER/RS, 2014a.
EMATER/RS. Práticas alternativas de controle de doenças e pragas em hortigranjeiros. Porto Alegre: EMATER/RS, 2014e.
EMATER/RS. Qualidade do leite. Porto Alegre: EMATER/RS, 2014b.
EMBRAPA. Barraginhas: água de chuva para todos. Brasília/DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2009.
EMBRAPA. Controle alternativo de pragas e doenças das plantas. Brasília/DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2006.
EMBRAPA. Criação de caprinos e ovinos. Brasília/DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2007a.
EMBRAPA. Guandu petrolina: uma boa opção para sua alimentação. Brasília/DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2007b.
EMBRAPA. Umbuzeiro: valorize o que é seu. Brasília/DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2007c.
AUTOR. 2014.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação?. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.
HALLIDAY, M. A .K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. New York: Routledge, 2014.
HOUAISS, A.; VILLAR, M. de S. (Org.). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
LEEUWIS, C. Communication for Rural Innovation: Rethinking Agricultural Extension. 3. ed. Oxford Y Wageningen: Blackwell Y Cta, 2004.
THOMPSON, G. Introducing Functional Grammar. 3. ed. London: Routledge, 2014.
WHITTAKER, R. Thematic development in academic and non-academic texts. In: GHADESSY, M. Thematic development in English texts. London: Pinter, 1995. p. 105-128.