ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SURDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Viviane Marques Miranda UNINOVE
  • Dario leite Resende UFJF

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos Surdos, Acessibilidade Linguística, LIBRAS.

Resumen

Considerando a base legal referente a acessibilidade linguística para pessoas surdas, Lei nº 10.436/2002, Decreto nº 5.646/2005 e Lei nº 13.146/2015, dentre outras, foi desenvolvida uma experiência pedagógica na educação de jovens e adultos de uma escola bilíngue para surdos, na cidade de São Paulo. O objetivo principal foi a promoção dos múltiplos letramentos e da igualdade racial em articulação com a temática da surdez, dada a constituição bilíngue da Unidade Escolar (Decreto Municipal nº 52.785/11). Participaram do projeto três turmas de Ensino Fundamental II do período noturno.  Em uma perspectiva freiriana, realizaram-se ações pedagógicas interdisciplinares empenhadas em garantir uma diversidade epistemológica não-hegemônica com ênfase para a acessibilidade linguística e para os múltiplos letramentos. A sensibilização inicial apoiou-se no filme “Estrelas Além do Tempo” (2016) e no Jornal Primeira Mão em LIBRAS. O tempo de duração foi de dois bimestres e envolveu as disciplinas de matemática, português e LIBRAS. Os resultados revelaram a importância do uso das tecnologias de informação e comunicação para a escolarização e para a acessibilidade linguística dos alunos surdos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Viviane Marques Miranda, UNINOVE

Professora de Português e LIBRAS de escola bilíngue da rede municipal de educação da cidade de São Paulo. Especializada em Educação Étnico-Racial e em Educação da Pessoa com Deficiência da Audiocomunicação. Mestranda em Educação pela UNINOVE.

Dario leite Resende, UFJF

Professor de Matemática na rede municipal de educação de São Paulo, especializado em tecnologias da informação e comunicação para o ensino básico.

Citas

ANA MARCOS (Colômbia). El País. Avalanche de terra deixa pelo menos 234 mortos no sul da Colômbia. 2017. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/01/internacional/1491052719_307114.html>. Acesso em: 02 ago. 2017.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10436.htm>. Acesso em 11 de setembro de 2016.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 09 de Janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm>. Acesso em 11 de setembro de 2016.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de Dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em 11 de setembro de 2016.

BRASIL. Lei nº 13.146/2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), de 06 de julho de 2015. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em 02 de agosto de 2018.

BRASIL. Luiza Maria Borges Oliveira. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) (Org.). Cartilha do Censo 2010: Pessoas com Deficiência. 2012. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/cartilha-censo-2010-pessoas-com-deficienciareduzido.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2017.

BRASIL. INES. (Org.). Jornal Primeira Mão. 2017. Disponível em: <http://novo.more.ufsc.br/homepage/inserir_homepage>. Acesso em: 02 ago. 2017.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

G1 (Brasília). Globo. Brasil oferece ajuda à Colômbia após tragédia deixar centenas de mortos. 2017. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/brasil-oferece-ajuda-a-colombia-apos-tragedia-deixar-centenas-de-mortos.ghtml>. Acesso em: 02 ago. 2017.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE; 2010. Disponível em < http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm>. Acesso em 03 de agosto de 2017.

QUADROS, Ronice Muller de; PIZZIO, Aline Lemos; REZENDE, Patrícia Luiza Ferreira. Língua Brasileira de Sinais IV. Florianiopolis: 2009. Disponivel em http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/linguaBrasileiraDeSinaisIV/assets/10151/TEXTO_BASE_-_DEFINITIVO_-_AVEA.doc. Acesso em 02 de agosto de 2017.

SÃO PAULO. Decreto nº 52.785, de 10 de Novembro de 2011. Cria as Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos – EMEBS na Rede Municipal de Ensino. DISPONIVEL EM Cria as Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos – EMEBS na Rede Municipal de Ensino. Disponível em: <http://www3.prefeitura.sp.gov.br/cadlem/secretarias/negocios_juridicos/cadlem/integra.asp?alt=11112011D%20527850000> Acesso em 25 de jun. de 2017.

SÃO PAULO. Portaria nº 5707/11 – Secretaria Municipal de Educação. Regulamenta o Decreto 52.785 de 10/10/11 que criou as Escolas de Educação Bilíngue para Surdos – EMEBS na Rede Municipal de Ensino e dá outras providências. Disponível em: <http://www3.prefeitura.sp.gov.br/cadlem/secretarias/negocios_juridicos/cadlem/integra.asp?alt=13122011P%20057072011SME>. Acesso em 11 de setembro de 2016.

STRECK, D. R.; RENDÍN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs.). Diccionario Paulo Freire. - 2da edición en portugués, revisada y ampliada. Auténtica Editora, Belo Horizonte, 2008.

Publicado

2018-12-31

Cómo citar

Miranda, V. M., & Resende, D. leite. (2018). ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SURDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Inventário, (22), 157–168. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/23458

Número

Sección

Relatos de experiência