THE STRING

A READING FROM THE RADICAL IMAGINARY OF CASTORIADIS

Authors

Abstract

The present work aims to present an analysis of the short story “The twine”, written by the French short story writer Guy de Maupassant, a work in which the author makes observations and profound analyzes of a pre-capitalist society, presenting problems that are still present in contemporary society, such as individualism, human trivialization versus values of capitalism. For the theoretical basis of this study, the radical imaginary of Cornelius Castoriadis was considered, focusing on the concepts of autonomy and heteronomy, seeking to reflect on the themes addressed in the short story. Discussions revolve around the radical imaginary as a network of meanings that make human relationships forceful for society or social groups, which are results of the socially and historically instituted imaginary, considering the founding elements of symbolization: beliefs, interests, needs and that interfere in the interpretations of individual experiences, constituted collectively. We believe that heteronomous societies produce human alienation, preventing subjects from recognizing themselves as social and historically constituted beings, thus, consequently, being fated to suffer the effects of this social organization.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Valdirene Aparecida Cotta, Unioeste

Graduada em Segunda Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2017), e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (2010); Mestre em Letras pelo programa de mestrado profissional em Letras - Profletras, na área de concentração: Linguagens e letramentos, linha de pesquisa: Estudos literários pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2021). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras na Área de Concentração: Linguagem e Sociedade, Linha de Pesquisa: Literatura, memória, cultura e ensino. Atualmente trabalha como professora na Secretaria Municipal de Educação de Cascavel - PR. 

Luciana Aparecida Bravim Macarini, Unioeste

Doutoranda em Letras (2021 - 2025) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Cascavel), na área de Linguagem e Sociedade. Mestra em Letras pela parceria firmada entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/ Cascavel), na área de Linguagem e Sociedade, na modalidade profissional (PROFLETRAS). Pós-graduada em Letras Português e Inglês e suas respectivas literaturas, também pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/ Cascavel). Graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade Paranaense (UNIPAR/Cascavel). Professora efetiva na Rede Estadual de Ensino do Paraná desde 2011, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna (Inglês) para Ensino Fundamental e Médio.

 

Valdeci Batista de Melo Oliveira, Unioeste

Graduada em Letras (UEM/1988), Mestre em Teoria e História Literária (Unicamp/2001) e Doutora em Letras - Literatura Portuguesa (USP, 2007). Iniciou a carreira como professora universitária na Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 1988, quando ministrou disciplinas de Teoria Literária e Literatura Portuguesa. É Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, desde 1995. É docente do Curso de Graduação em Letras (Unioeste), do Programa de Pós-Graduação em Letras, nível de Mestrado Profissional (Profletras/Unioeste) e do Programa de Pós-Graduação em Letras, nível de Mestrado e Doutorado (PPGL/Unioeste). É membra dos Grupos de Pesquisa CNPq: Etnia, Diversidade e Gênero; Linguagem e Sociedade; e Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização. Atuou como coordenadora do Projeto de Extensão Abraço Sem Medo: Leitura e Teatro na Penitenciária Industrial de Cascavel (2005), que, em 2009, contou com verba do Ministério da Cultura. Atuou como coordenadora do Projeto Saberes e Valores da Juventude Rural do MPA e do MST no Território do Cantuquiriguaçu, com verba do Governo do Estado do Paraná no Programa Universidade Sem Fronteiras. Foi Chefe da Divisão de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste e ocupou o cargo de Assessora Técnica da Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste, no período de 2007 a 2011. Atuou como coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu. Ensino da Cultura, Artes e História Afro-Brasileira e Indígena na Educação Básica. 

Published

2023-07-14

How to Cite

Aparecida Cotta, V. ., Aparecida Bravim Macarini, L. ., & Batista de Melo Oliveira, V. . (2023). THE STRING: A READING FROM THE RADICAL IMAGINARY OF CASTORIADIS. Inventário, (31), 197–210. Retrieved from https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/53382

Issue

Section

Artigos