FOGO-FÁTUO, UMA POÉTICA EM COMBUSTÃO

A TEMPORALIDADE COLAPSADA DA POESIA HAROLDIANA

Authors

  • Julia Pedreira Monteiro Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.9771/inventr.v0i32.53332

Abstract

 

This article seeks to fly over Haroldo de Campos poetics, focusing mainly on the post-concretism period,
when Haroldo enters the field of meaning and body,and composes his work Educação dos Cinco Sentidos
(Five Senses Education, 2013).The investigation here is not about defining the labyrinthine immensity of his
work, but rather of his verses collecting and investigating some of his verses, mapping perceptions and reflections
that can expand the way we read and understand his poetry. Between the materiality of the word and the poetic fabulation,
we seek to do a meticulous archeology in the minimum that remains of the fragments of his verses.
It is not so much a question of asking what poetry is, but rather how it is.

 

 

 

 

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Author Biography

Julia Pedreira Monteiro , Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) - Unicamp

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP – FFLCH), com foco em Antropologia, atua como atriz, escritora e pesquisadora. Atualmente integra o Curso Livre de Preparação de Escritores (CLIPE 2023), do Centro de Apoio a Escritores do Museu Casa das Rosas; e faz Pós-Graduação em Teoria e História Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) na Unicamp, com orientação de Eduardo Sterzi. Como escritora publicou Fissura na Neblina (2017), lançado em parceria com a Membrana; e Aqui nem deus é gente (2018), pela editora Urutau; ambos contemplados pelo Edital ProAC de Incentivo à Criação Literária. Se formou como atriz, em 2017, na Escola Livre de Teatro de Santo André – ELT; e junto com outros artistas fundou no mesmo ano o coletivo Comitê Escondido, que estreou, em 2018, o espetáculo Terra Tu Pátria, da qual fez parte como atriz e dramaturga; e este ano, Um Memorial para Antígona, no TUSP. Integrou, em 2018, a 170 Turma do Núcleo Experimental e Artes Cênicas do SESI – SP. Em 2020, foi selecionada no edital Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência – Literatura, do Itaú Cultural. No mesmo ano, integrou como atriz a residência artística Vagamundos – Um Laboratório Cênico no CPT SESC – SP com coordenação da pedagoga e diretora teatral Maria Thaís.

Published

2023-12-23

How to Cite

Monteiro , . J. . P. . (2023). FOGO-FÁTUO, UMA POÉTICA EM COMBUSTÃO: A TEMPORALIDADE COLAPSADA DA POESIA HAROLDIANA. Inventário, (32), 73–85. https://doi.org/10.9771/inventr.v0i32.53332

Issue

Section

Artigos