CONTEMPLAR A EXTERIORIDADE ATRAVÉS DOS MÚLTIPLOS OLHARES DE ANDY WARHOL
Keywords:
Andy Warhol, Pop Art, Cinema, Exterioridade, RepresentaçãoAbstract
Andy Warhol, uma das figuras centrais da pop art nos Estados Unidos da América, conquistou notoriedade na década de sessenta na esfera das artes plásticas. As suas peças serigráficas, que têm por base imagens de campanhas publicitárias, eram reproduzidas em massa por meio de mecanismos industriais. À vista disso, Warhol reivindicava uma arte que se inscrevia no seio da cultura de massas, questionava conceitos de originalidade na produção artística e desenvolvia um trabalho imagético que visava esvasiar o referente de qualquer significação através da sua reprodução massissa. Contudo, as problemáticas supramencionadas estendem-se, de igual modo, à sua vasta produção cinematográfica, nomeadamente aos screen tests realizados por Warhol entre os anos de 1964-1966. Tendo como objeto de investigação os screen tests de Andy Warhol, este artigo tem como proposta examinar a maneira como tais registos fílmicos aprofundam questões que se prendem com o apagamento do gesto do artista; com a (des)significação dos referentes reais que se encontram diante das lentes da câmara; e com a relação que a arte estabelece com a cultura de massas.Downloads
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