A INFLUÊNCIA DO DESIGN DE PLATAFORMAS MOOC NO ACESSO AOS CURSOS: ANÁLISE DE ESCOLHAS ESTRUTURAIS E SEMIÓTICAS EM DUAS VERSÕES DA PLATAFORMA COURSERA

Autores

  • Carolina Bottosso de Moura IEL/UNICAMP

Palavras-chave:

Educação a distância, MOOC, Webdesign, Multimodalidade, Linguagem e tecnologia, Coursera

Resumo

As práticas educativas na atualidade não podem desconsiderar as diferentes iniciativas que hoje circulam na internet. Entre elas, os cursos massivos (MOOC) têm atraído o interesse da literatura recente dado o seu potencial de aplicação em larga escala, entendido como uma possibilidade de democratização do ensino. No entanto, as discussões sobre essas iniciativas não têm dado a devida atenção sobre como os aspectos de design – estruturação e escolhas de recursos semióticos – adotados pelas plataformas que hospedam e disponibilizam os cursos MOOC influenciam a navegação do usuário e afetam as suas possibilidades de escolha. Considerando essa questão, o presente artigo analisa e discute duas versões da plataforma Coursera buscando reconhecer elementos estruturais e escolhas semióticas privilegiadas na produção dessas das duas versões. A pesquisa discute como essas escolhas orientam as possíveis consultas de usuários e facilitam ou não o seu acesso aos diferentes cursos disponibilizados pela plataforma.

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

de Moura, C. B. (2019). A INFLUÊNCIA DO DESIGN DE PLATAFORMAS MOOC NO ACESSO AOS CURSOS: ANÁLISE DE ESCOLHAS ESTRUTURAIS E SEMIÓTICAS EM DUAS VERSÕES DA PLATAFORMA COURSERA. Inventário, (23.2), 109–134. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29211

Edição

Seção

Artigos