05. DA DISPERSÃO DOS COMEÇOS: A EMERGÊNCIA DA TROPICÁLIA

Authors

  • Paula Oliveira Campos Augusto Universidade Federal da Bahia

Keywords:

Tropicália, Bossa Nova, Pós-golpe

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama do contexto de emergência da Tropicália, enfatizando sua diferença em relação à bossa nova. Diante da interrupção drástica de um período democrático e otimista no Brasil, ocasionada pelo golpe civil-militar de 1964, a Tropicália só poderia ser concebida como “avesso da bossa nova”. Ao expor as configurações do campo artístico e cultural pós-golpe, cindido entre esquerda e direita, demonstramos como a Tropicália tentou outras respostas estéticas e políticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paula Oliveira Campos Augusto, Universidade Federal da Bahia

Paula Augusto é graduada em Letras Vernáculas (2011) pela Universidade Federal da Bahia e mestra em Literatura e Cultura (2015) pela mesma universidade. Desde 2008, faz parte do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos da Crítica, coordenado pela Profª. Drª. Rachel Esteves Lima. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da UFBA e desenvolve uma tese sobre o artista plástico e escritor brasileiro Nuno Ramos. Em 2016-2017, foi Professora Substituta da UFBA (20h), tendo ministrado disciplinas da subárea "Literatura Brasileira". Atua nas seguintes subáreas: Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Crítica Literária, Crítica Cultural e Literatura e outras artes. Possui publicações em revistas acadêmicas, tais como as revistas Grau Zero e Outra Travessia.

References

REFERÊNCIAS

CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. 2a edição, revista e ampliada. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1974.

DUNN, Christopher. Tropicália: modernidade, alegoria e contracultura. In: BASUALDO, Carlos (org.). Tropicália: uma revolução na cultura brasileira. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

FAVARETTO, Celso. Tropicália, alegoria, alegria. 4. ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.

MAMMÌ, Lorenzo. Canção do exílio. In: MAMMÌ, Lorenzo; NESTROVSKI, Arthur; TATIT, Luiz. Três canções de Tom Jobim. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

MEDAGLIA, Júlio. Balanço da bossa. In: CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. 2a edição, revista e ampliada. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1974.

NAVES, Santuza Cambraia. Canção popular no Brasil: a canção crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

SANTIAGO, Silviano. BH, Junho de 1925. In: SCHMIDT, Paulo; SOUZA, Eneida Maria de (orgs.). Mário de Andrade - Carta aos Mineiros. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1997.

SANTIAGO, Silviano. Poder e alegria: A literatura brasileira pós-64 – reflexões. In: ______. Nas malhas da letra: ensaios. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.

VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

WISNIK, José Miguel. A gaia ciência: Literatura e música popular no Brasil. In: ______. Sem receita: ensaios e canções. São Paulo: Publifolha, 2004.

XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo, cinema marginal. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

Published

2018-06-01

How to Cite

Augusto, P. O. C. (2018). 05. DA DISPERSÃO DOS COMEÇOS: A EMERGÊNCIA DA TROPICÁLIA. Inventário, (20). Retrieved from https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/21559

Issue

Section

Artigos