Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista, e encontra-se, já na sua primeira versão, no layout disponibilizado na página, nas Diretrizes para Autores.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis emAssegurando a Avaliação Cega por Pares.

  • O autor procedeu a uma revisão cuidadosa do texto ao decidir fazer a submissão do artigo.
  • O título do texto encontra-se em português e em inglês. O texto consta de um resumo em português e um resumo em língua estrangeira, e, também, de palavras-chave em português e palavras-chave em uma língua estranegria.
  • Os autores estão devidamente cadastrados na Plataforma Lattes e pelo menos um dos autores possui pelo menos um dos seguintes requisitos: i. é aluno de pós-graduação; ii. é autor convidado; iii. em caso de edição especial ou seção temática, atende aos requisitos exigidos pela equipe editorial

Diretrizes para Autores

[diretrizes atualizadas em 22/04/2018]


1. QUEM PODE PUBLICAR

       Podem ser autores:

  • estudantes regularmente matriculados(as) em programas e/ou cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Linguística e/ou áreas afins, mediante comprovação de matrícula;
  • estudantes que tenham concluído o curso de Mestrado ou Doutorado nos últimos dois anos, mediante comprovação de conclusão de curso (diploma, histórico escolar, atestado de conclusão);
  • estudantes regularmente matriculados(as) em cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu em Letras, Linguística e/ou Áreas afins
  • excepcionalmente em seções temáticas ou números especiais temáticos, professores e outros profissionais que atuem na área de Letras e/ou áreas afins.

       Cada autor poderá publicar o máximo de 1 (um) texto inédito por gênero (ou seja, no máximo, 1 artigo, 1 ensaio, 1 resenha e 1 relato de experiência), a cada edição da revista.

       Autores e coautores devem atender aos requisitos anteriores e possuir cadastro na plataforma SEER como autores da Revista Inventário.

 ATENÇÃO! A comprovação de vínculo institucional dos estudantes autores (conforme itens acima) é de responsabilidade dos próprios autores do texto a ser avaliado e deve ser enviada no processo de submissão, no passo 04 da submissão, "transferência de documentos suplementares" do seu processo de submissão.

 

 

2. DIRETRIZES PARA A ESCRITA

 

A submissão do texto deve ser feita no seguinte layout (ir até o link e baixar):

https://drive.google.com/open?id=1SJ2mDGNNA9ZkWJdyEf5zV-ZdbJ7Kn21M

 

 As diretrizes para formatação encontram-se neste modelo de texto publicado e devem ser seguidas rigorosamente (ir até o link e baixar):

https://drive.google.com/open?id=1uoI4pP-xv0LfyFpm3ad_TF_bqjJKbtbu

 

No mais, a escrita deve se ater ao que e segue.

 

        No que diz respeito ao número de páginas, deverão ser atendidos os seguintes critérios. Observe que a extensão indicada em cada um dos tópicos inclui as referências bibliográficas e os anexos. Trabalhos que estiverem fora desse padrão de extensão não serão considerados:

  • Os artigos e ensaios devem ter a extensão de 12 a 22 páginas, incluindo referências e anexos.
  • Os relatos de experiência devem ter a extensão de 5 a 8 páginas, incluindo referências e anexos.
  • Resenhas devem ter a extensão de 2 a 5 páginas, incluindo referências e anexos.

ATENÇÃO! Antes da submissão do trabalho, o autor deve revisar cuidadosamente o seu texto.

Resenhas e ensaios não devem conter resumo no texto, nesse caso, é necessário deixar o espaço do resumo em branco; mas deve ser obrigatoriamente informado um resumo de 150 a 250 palavras, no ato da submissão, através do formulário disponível na plataforma SEER para submissão.

Citações:

       As citações devem estar de acordo com a NBR 10520 da ABNT, observando-se as seguintes ressalvas:

  • As citações devem aparecer sempre no texto e nunca em nota de rodapé
  • O sistema de chamada utilizado deve ser o sistema autor-data
  • A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 10, e espaço simples.
  • Para citação com mais de dois autores, ie, entre parênteses, o primeiro autor seguido da expressão et al. e data: (RISÉRIO et al., 2006).
  • Todas as citações de textos em língua diferente da escolhida para a escrita do texto devem ser traduzidas para a língua do texto. Recomenda-se usar, sempre que possível, as traduções já existentes. O original deve aparecer em nota de rodapé.
  • Não se devem empregar expressões como Idem, Ibidem, Op. Cit..

Destaques no texto:

  • A formatação em itálico deverá ser utilizada em três situações: palavras de língua estrangeira, citação de títulos de obras no corpo do texto, ênfase ou destaque de palavra ou trecho do texto.
  • A formatação em negrito deve ser utilizada apenas nos títulos das seções e nas subseções de um nível.
  • A formatação em sublinhado deve ser evitada.
  • As “aspas” devem ser empregadas no corpo do texto para citações de trechos de obras, quando tais citações não excederem três linhas. Não devem ser empregadas em títulos de artigos, canções, partes de obras ou capítulos — tais itens virão sem destaque.

Anexos:

       Devem ser colocados antes das referências, precedidos da palavra ANEXO, sem adentramento e sem numeração.

Figuras:

       As ilustrações deverão ter a qualidade necessária para publicação. Deverão ser identificadas, com título ou legenda, e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2 etc.).

Transcrições fonéticas:

       No caso do uso de transcrição fonética, o autor deve:

  • Encaminhar como documento suplementar a fonte utilizada para a transcrição.
  • Informar, no corpo do texto, qual referência de símbolo fonético está se tomando por base (Alfabeto Fonético Internacional ou outro); a fonte de acesso para a mesma deve constar na lista de referências.

 

3. CASOS OMISSOS

       Os casos omissos serão resolvidos por cada comissão executiva ao longo do processo editorial.

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