n. 12 (2013): Revista Inventário 12a Ed.

					Visualizar n. 12 (2013): Revista Inventário 12a Ed.

Revista Inventário, em sua 12ª edição, apresenta aos seus leitores e a comunidade acadêmica dezoito artigos das mais diversas temáticas que permeiam o universo das Letras, confirmando o compromisso de ser um espaço para a difusão do conhecimento que privilegia a voz dos estudantes de pós-graduação. Para esta edição, recebemos mais de 35 trabalhos, o que demonstra o crescente interesse da comunidade acadêmica em fazer parte de nossa revista, que tem buscado a cada publicação aprender com os desafios e as dificuldades e empreender um trabalho respeitoso, ético e comprometido, tanto com o seu público quanto com os seus colaboradores.


Por essa edição também passa o vento da mudança. Pensando em criar um espaço mais interativo e dinâmico, a Comissão Executiva trabalhou arduamente para apresentar uma revista que conseguisse, ao mesmo tempo, manter a qualidade - própria da revista em todas as suas edições - a periodicidade na publicação e novas propostas de trabalho. Assim, além dos artigos submetidos por estudantes de diversas universidades brasileiras, diversificamos os gêneros textuais, convidando docentes a participarem dessa socialização e difusão de saberes.
Nesse sentido, no âmbito dos estudos da linguagem, entrevistamos a Professora Dra. Denise Zoghbi, que trabalha atualmente com discussões que versam sobre identidades, inclusão e discurso na educação. Questões estas que atravessam a sua entrevista e desvelam uma postura atenta e sensível às demandas e inquietações atuais que se desdobram no contexto formacional e de atuação do profissional da área de Letras. Seus trabalhos apresentam uma natureza interdisciplinar, amparados, sobretudo, nos pressupostos da Linguística Aplicada Crítica e da Análise do Discurso Crítica. A professora, em menção, possui Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia, onde atua como docente adjunto e está vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Língua e Cultura.
Já no campo da literatura, a Professora Dra. Luciene Azevedo nos oferece um texto ensaístico profícuo intitulado"Daniel Galera: profissão escritor", que levanta temas caros à literatura brasileira contemporânea como: autoria, papel do escritor e circuitos literários. A professora possui doutorado em literatura comparada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e é, atualmente, docente de Teoria Literária pela Universidade Federal da Bahia, vinculada ao programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da mesma instituição.
Mudanças também ocorreram na forma de trabalho da Comissão Executiva. Agora, com as demandas crescentes da revista, pudemos contar com uma editora-adjunta acompanhando a editora-chefe no processo de construção desta edição. No entanto, salientamos que a publicação só foi possível por um esforço conjunto de todos os discentes que compuseram esta comissão (vide Comissão Executiva), constituída por estudantes de Mestrado e Doutorado, dos Programas de Pós-Graduação em Língua e Cultura e Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer a disponibilidade e a leitura atenta de todos os professores do Conselho Editorial que contribuíram com os seus pareceres para os trabalhos submetidos nesta edição (vide Conselho Editorial 12ª edição), sem os quais tal publicação não seria possível. Pedimos licença para agradecer especialmente às Professoras Denise Zoghbi e Luciene Azevedo que, generosamente, compartilharam seus textos conosco, nos auxiliando nesse novo desafio, e ao Professor Dr. Sérgio Cerqueda e à Professora Dra. Alicia Duhá Lose pela consultoria sempre muito gentil e esclarecedora.
Desejamos a todos uma boa leitura e, desde já, pontuamos que para as próximas edições mais novidades estarão por vir.


Atenciosamente,

Comissão Executiva da 12ª edição da Revista Inventário.

Publicado: 2016-08-27

EDIÇÃO COMPLETA