SYMPATHY FOR THE DEVIL
INTERTEXTUALIDADE E ALEGORIA NA CANÇÃO DA BANDA THE ROLLING STONES
Resumo
Esse trabalho foi desenvolvido com base no estudo da intertextualidade e existente entre a canção Sympathy for the devil, dos The Rolling Stones e o romance O mestre e Margarida, do escritor russo, Mikail Bulgakov. Além disso, a alegoria presente na obra da banda inglesa também se mostrou pertinente ao objeto desse estudo. No decorrer da pesquisa, verificou-se que a intertextualidade, classificada por Hutcheon (2013) como uma relação dialógica entre dois textos, no que tange à adaptação, não cessa entre essas duas obras quando se trata de relação intertextual. Assim, a intertextualidade escapa da poesia de Jagger e do romance de Bulgakov; se estende também ao romance O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago, o drama, Fausto, de Goethe além de adentrar a textos religiosos como a Bíblia, entre outros. Percebe-se que a relação de referências e citações entre produções literárias mostra-se infinita; que para a intertextualidade não existem fronteiras de gêneros literários, estilos, épocas, recursos linguísticos etc. Quanto à alegoria, Cândido (2003) afirma ser o modo que pressupõe a tradução da linguagem figurada por meio de elucidações invariáveis propositalmente definidas pelo autor e inerentes a um sistema ideológico que transforma o texto num segundo texto produzido pela leitura.
Downloads
Referências
BONNICI, T. O Pós-colonialismo e a Literatura: estratégias de leitura. Maringá: Eduem, 2012.
BORGES, J. L. Obras completas. 15. ed. Buenos Aires: Emece Editores, 2004.
BULGAKOV, M. O Mestre e Margarida: Tradução: Irineu Franco Perpetuo. São Paulo: Editora 34 Ltda, 2021.
CÂNDIDO, A. A Educação pela Noite. 3. ed. São Paulo: Ática, 2003.
GOETHE, J. W. Fausto. Trad. Sílvio Meira e Galeão Coutinho; Ed. Abril; São Paulo, 1983.
HUTCHEON, L. Poética do Pós-modernismo. Tradução: Ricardo Cruz. Imago Editora: Rio de Janeiro, 1991.
HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. 2. ed. Tradução: André Cechinel. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013.
INNOCÊNCIO, F. R. S. Doutor Fausto, enamorado do mundo. Revista Letras, [S. l.], v. 70, 2006. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/letras/article/view/4852. Acesso em: 24 nov. 2025.
ISER, W. O Ato da Leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução: Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996.
JAGGER, M. Sympathy for the Devil. Album Beggars Banquet. ABCKO Records. Reino Unido e Decca Records nos Estados Unidos da América, 1968.
KRISTEVA, J. Introdução à semanálise. 2. ed. Tradução: Lúcia Helena França Ferraz. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005.
SARAMAGO, J. O Evangelho segundo Jesus Cristo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.