O RELATO ESCRITO COMO EXTENSÃO E APROFUNDAMENTO DO PREPARO DOCENTE

Autores

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma discussão sobre a escrita de relatórios de estágio de professores em formação no ensino superior e a sua relação com a produção de conhecimento na universidade contemporânea. Para essa proposta, embasamo-nos em estudiosos como Volóchinov (2018), Bakhtin (2015), Todorov (1973), Ducrot (1987), AUTOR (2020), entre outros. Delimitamos que nosso objetivo geral procura demonstrar de que maneira a produção de conhecimento relaciona-se ao modo como se vinculam o que conceituamos como o “plano da narrativa” e o “plano da narração” do relato da aula, destacando a constituição linguístico-enunciativa do discurso nos textos produzidos. Dessa forma, ao fazermos o estudo de um excerto de relatório, mais especificamente, da narrativa da aula ministrada pelos estagiários, notamos que a utilização de determinados recursos linguísticos, apesar de sua aparente imprecisão descritiva, produz conhecimento sobre a forma como o estagiário concebe o ensino e aprendizagem e também conhecimento sobre os sujeitos participantes dessa interação, como o professor e o aluno, por exemplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dione Márcia Alves de Moraes, Universidade Federal do Pará

Graduada em Letras língua portuguesa pela UFPA campus Castanhal, mestra e doutora em estudos linguísticos, área de pesquisa do ensino e aprendizagem, pelo PPGL da UFPA campus Belém. Professora adjunta do ensino superior da UFPA campus Marajó-Breves. Pesquisas e artigos publicados na área de ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

2025-11-30

Como Citar

Moraes, D. M. A. de. (2025). O RELATO ESCRITO COMO EXTENSÃO E APROFUNDAMENTO DO PREPARO DOCENTE. Inventário, (37), 165–178. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/62677

Edição

Seção

Artigos