UMA AUTOETNOGRAFIA, LEITURA SUBJETIVA E MEMÓRIA EM CLARICE LISPECTOR

Autores

  • Luane Tamires dos Santos Martins Universidade do Estado da Bahia
  • Jailma dos Santos Pedreira Moreira Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Feliz aniversário. Autoetnografia. Leitura Subjetiva, Happy birthday. Autoethnography. Subjective Reading

Resumo

O presente trabalho visa fazer uma leitura subjetiva para construção de uma interpretação do conto “Feliz Aniversário”, de Clarice Lispector. Para tanto, trabalhamos a metodologia da autoetnográfica, partindo das abordagens teóricas de Annie Rouxel (2012 e 2018), no que diz respeito ao conceito de leitura subjetiva; Magalhães (2018) discutindo o aporte metodológico da autoetnografia;  Stuart Hall (2003), para discutir identificação; Abreu (2011) e Sutter (2002), no que se refere a presença da memória. Assim, traçaremos um paralelo considerando as memórias de uma das articulistas em relação ao texto literário analisado. Desta forma, espera-se que os leitores possam também imergir no texto literário clariciano distanciando-se as armas da teoria literária, sem deixar a reflexão crítica de lado num processo autoidentificação através da memória e do ato autoetnográfico de ler.

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Biografia do Autor

Luane Tamires dos Santos Martins , Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Crítica CUltural ( UNEB- Campus II), mestra pelo programa de Pós- Graduação e Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia/Uneb-Campus II. Graduada em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas.Tem experiência na área de Letras- Português e Redação, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura feminina, biblioteca escolar, gênero, literatura. É professora efetiva da rede estadual da Bahia e escritora literária com dois livros publicados.

Jailma dos Santos Pedreira Moreira, Universidade do Estado da Bahia

Possui Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (1996), uma Especialização em Texto e gramática pela Universidade estadual de Feira de Santana - UEFS- em convênio com a UNICAMP (1999), outra em Estudos Literários pela UNEB (2000), Mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2003) e Doutorado também na área de Letras nesta ultima universidade (2008). Concluiu pós doutorado em Letras - metacrítica feminista\Políticas públicas para a literatura feminina- na UFMG(2015). É professora -classe adjunto- da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, subjetividade, micropolítica, gênero e crítica cultural feminista.

Referências

ABREU, Laile Ribeiro de. Memorial de Maria Moura: percurso crítico e representação da memória. 2011. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

ECO, Humberto. Interpretação e superinterpretação. Tradução de Monica Stahel. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

HALL, Stuart. Codificação e decodificação. In: Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

LISPECTOR, Clarice. Feliz aniversário. In: Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998, p. 54-67.

MAGALHÃES, Célia Elisa Alves de. Autoetnografia em contexto pedagógico: entrevista e reunião como lócus de investigação. Revista Veredas Temáticas, Juiz de Fora, v. 22, n. 1, p. 16 -33, 2018.

ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Tradução de Neide Luzia de Rezende e Gabriela Rodella de Oliveira. Caderno de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 145, p. 272-283, jan./abr. 2012.

ROUXEL, Annie. Ousar ler a partir de si: desafio epistemológico, ético e didático da leitura subjetiva. Tradução de Rosiane Xypas. Revista Brasileira de Literatura Comparada, Porto Alegre, v. 20, n. 35, p. 10-25, 2018.

SANTOS, Silvio Matheus Alves. O método da autoetnografia na pesquisa sociológica: atores, perspectivas e desafios. Plural: revista de ciências sociais, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 214-241, 2017.

SUTTER, Miriam. Pelas veredas da memória: revisitando ludicamente velhas palavras. In: YUNES, Eliana. Pensar a leitura: complexidade. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2002.

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

dos Santos Martins, L. T. ., & dos Santos Pedreira Moreira, J. (2024). UMA AUTOETNOGRAFIA, LEITURA SUBJETIVA E MEMÓRIA EM CLARICE LISPECTOR. Inventário, (33), 32–45. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/60653

Edição

Seção

Artigos