UMA AUTOETNOGRAFIA, LEITURA SUBJETIVA E MEMÓRIA EM CLARICE LISPECTOR
Palavras-chave:
Feliz aniversário. Autoetnografia. Leitura Subjetiva, Happy birthday. Autoethnography. Subjective ReadingResumo
O presente trabalho visa fazer uma leitura subjetiva para construção de uma interpretação do conto “Feliz Aniversário”, de Clarice Lispector. Para tanto, trabalhamos a metodologia da autoetnográfica, partindo das abordagens teóricas de Annie Rouxel (2012 e 2018), no que diz respeito ao conceito de leitura subjetiva; Magalhães (2018) discutindo o aporte metodológico da autoetnografia; Stuart Hall (2003), para discutir identificação; Abreu (2011) e Sutter (2002), no que se refere a presença da memória. Assim, traçaremos um paralelo considerando as memórias de uma das articulistas em relação ao texto literário analisado. Desta forma, espera-se que os leitores possam também imergir no texto literário clariciano distanciando-se as armas da teoria literária, sem deixar a reflexão crítica de lado num processo autoidentificação através da memória e do ato autoetnográfico de ler.
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Referências
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