UMA AUTOETNOGRAFIA, LEITURA SUBJETIVA E MEMÓRIA EM CLARICE LISPECTOR

Authors

  • Luane Tamires dos Santos Martins Universidade do Estado da Bahia
  • Jailma dos Santos Pedreira Moreira Universidade do Estado da Bahia

Keywords:

Feliz aniversário. Autoetnografia. Leitura Subjetiva, Happy birthday. Autoethnography. Subjective Reading

Abstract

The present work aims to make a reading that starts from the subjective perspective for the interpretation of the short story “Feliz Aniversário”, by Clarice Lispector. To this end, we worked with the autoethnographic methodology, based on the theoretical approaches of Annie Rouxel (2012 and 2018), with regard to the concept of cursive reading; Magalhães (2018) discussing the methodological contribution of autoethnography; Stuart Hall (2003), to discuss identification; Abreu (2011) and Sutter (2002), regarding the presence of memory. Thus, we will draw a parallel considering the memories of one of the writers in relation to the analyzed literary text. In this way, it is hoped that readers can also immerse themselves in Clarice's literary text, distancing themselves from the weapons of literary theory, without leaving aside critical reflection in a process of self-identification through memory and the autoethnographic act of reading.

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Author Biographies

Luane Tamires dos Santos Martins, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Crítica CUltural ( UNEB- Campus II), mestra pelo programa de Pós- Graduação e Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia/Uneb-Campus II. Graduada em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas.Tem experiência na área de Letras- Português e Redação, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura feminina, biblioteca escolar, gênero, literatura. É professora efetiva da rede estadual da Bahia e escritora literária com dois livros publicados.

Jailma dos Santos Pedreira Moreira, Universidade do Estado da Bahia

Possui Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (1996), uma Especialização em Texto e gramática pela Universidade estadual de Feira de Santana - UEFS- em convênio com a UNICAMP (1999), outra em Estudos Literários pela UNEB (2000), Mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2003) e Doutorado também na área de Letras nesta ultima universidade (2008). Concluiu pós doutorado em Letras - metacrítica feminista\Políticas públicas para a literatura feminina- na UFMG(2015). É professora -classe adjunto- da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, subjetividade, micropolítica, gênero e crítica cultural feminista.

References

ABREU, Laile Ribeiro de. Memorial de Maria Moura: percurso crítico e representação da memória. 2011. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

ECO, Humberto. Interpretação e superinterpretação. Tradução de Monica Stahel. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

HALL, Stuart. Codificação e decodificação. In: Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

LISPECTOR, Clarice. Feliz aniversário. In: Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998, p. 54-67.

MAGALHÃES, Célia Elisa Alves de. Autoetnografia em contexto pedagógico: entrevista e reunião como lócus de investigação. Revista Veredas Temáticas, Juiz de Fora, v. 22, n. 1, p. 16 -33, 2018.

ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Tradução de Neide Luzia de Rezende e Gabriela Rodella de Oliveira. Caderno de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 145, p. 272-283, jan./abr. 2012.

ROUXEL, Annie. Ousar ler a partir de si: desafio epistemológico, ético e didático da leitura subjetiva. Tradução de Rosiane Xypas. Revista Brasileira de Literatura Comparada, Porto Alegre, v. 20, n. 35, p. 10-25, 2018.

SANTOS, Silvio Matheus Alves. O método da autoetnografia na pesquisa sociológica: atores, perspectivas e desafios. Plural: revista de ciências sociais, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 214-241, 2017.

SUTTER, Miriam. Pelas veredas da memória: revisitando ludicamente velhas palavras. In: YUNES, Eliana. Pensar a leitura: complexidade. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2002.

Published

2024-08-01

How to Cite

dos Santos Martins, L. T. ., & dos Santos Pedreira Moreira, J. (2024). UMA AUTOETNOGRAFIA, LEITURA SUBJETIVA E MEMÓRIA EM CLARICE LISPECTOR. Inventário, (33), 32–45. Retrieved from https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/60653

Issue

Section

Artigos