AS INEXORÁVEIS VIOLÊNCIAS SOBRE OS CORPOS NEGROS

UMA LEITURA DE ANA DAVENGA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Autores

Resumo

Este artigo apresenta uma leitura crítica sobre o conto Ana Davenga sob o viés da representação da violência. Neste conto, a personagem que dá título ao texto se depara com uma situação conflituosa que se mostra inescapável, a qual se materializa logo após momentos de felicidade genuínos vividos por ela e pelo seu companheiro. Esse choque de realidade faz com que a violência na sua vida pareça ser um fenômeno inexorável. Nesse sentido, subentende-se que, para alguém como Ana Davenga, mulher negra periférica brasileira, não é possível se dissociar do aspecto da violência na sua construção identitária. Este texto, portanto, apresenta uma reflexão teórica sobre a formação da identidade dos sujeitos negros, balizada pela violência que, sendo institucionalizada, passa a agir oficialmente como aquilo que Achille Mbembe (2008) chamará de necropolítica, herdeira dos plantations e do apartheid. Além disso, a análise é também direcionada para a condição específica da mulher negra, uma vez que as violências sofridas por esta figura identitária em especial atingem determinados graus interseccionais não alcançados pelos homens negros (além da raça, o gênero), denotando uma complexidade maior. Assim, este trabalho empreende sua análise sob as óticas teóricas da questão identitária e da interseccionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Daniel Guimarães Oliveira , Universidade Federal da Bahia (UFBA)

João Daniel Guimarães Oliveira possui Graduação em Letras Vernáculas pela UEFS, Especialização em Estudos Literários pela UEFS e Mestrado em Estudos Literários pela UEFS. Atualmente é Doutorando em Literatura e Cultura pela UFBA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária. Integra o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Cultura, Tecnologia e Meio Ambiente, do IFBA, Campus Euclides da Cunha, no qual exerce a atividade de Docente EBTT. E-mail: joaodanielfsa@gmail.com

Rodrigo Ueslei do Nascimento Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Rodrigo Ueslei do Nascimento Silva é professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras) efetivo do Estado do Pernambuco (SEE-PE), professor de Língua Portuguesa como segunda língua (L2) para surdos e intérprete Libras/LP do mesmo estado. Atua também como tutor de atendimento educacional especializado no curso de Letras Libras ofertado pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), polo Petrolina. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLitCult) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Interpretação da Libras pela Universidade Paulista (UNIP). Especialista em Metodologias do Ensino de Línguas pelo Instituto Federal Sertão Pernambucano (IF Sertão PE), campus Salgueiro. Graduado em Letras com habilitação em Português/Espanhol pela Universidade Paulista (UNIP). Graduando de Pedagogia pelo Claretiano - Centro Universitário. Proficiente no Ensino de Libras (Prolibras) pelo Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Proficiente em tradução e interpretação de Libras/LP pelo Centro de Apoio ao Surdo do Pernambuco (CAS-PE). Tem experiências nas áreas de ensino de Libras como L1 e L2, ensino de Língua Portuguesa como L2 para surdos, tradução e interpretação de Libras/LP, surdocegueira, guia-interpretação, mais recentemente, nos Estudos Surdos, etnicidade e gêneros da literatura em Libras.

Edinage Maria Carneiro da Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Edinage Maria Carneiro da Silva é doutoranda em Literatura e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana, cuja dissertação (Ilustre senhoras de romances: as leitoras de José de Alencar) foi publicada em formato livro pela UEFS Editora, em 2016. Especialista em Estudos Literários e em Texto e Gramática e Licenciada em Letras com Inglês, também pela UEFS.

Downloads

Publicado

2024-08-01

Como Citar

Oliveira , J. D. G., Silva, R. U. do N., & Silva, E. M. C. da. (2024). AS INEXORÁVEIS VIOLÊNCIAS SOBRE OS CORPOS NEGROS: UMA LEITURA DE ANA DAVENGA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO. Inventário, (33), 260–273. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/60317

Edição

Seção

Artigos