SEBASTIÃO

O GUARDIÃO DAS APARÊNCIAS BURGUESAS

Autores

Resumo

O presente trabalho busca investigar a atuação de Sebastião no romance O primo Basílio (1878) de Eça de Queirós (1845-1900) frente à defesa das aparências que mantém a sociedade burguesa lisboeta. Pretende-se analisar a atuação dessa personagem principalmente através de seus discursos, pois a figuração da personagem se dá de forma dinâmica no decorrer da narrativa. O objetivo deste estudo é verificar como a imagem da família burguesa e da esposa ideal se sustentam no romance diante da comunidade mesmo após o adultério, logo, tendo isso em vista, percebe-se que Sebastião atua de diversas formas para que a verdade sobre Luísa não seja revelada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Senke Marcelino , Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Letras Português/Alemão pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2022). Entre os anos de 2017 e 2018 atuou como pesquisadora bolsista UFPR/TN (Tesouro Nacional) no programa de IC sob orientação da Profa. Dra. Teresa Cristina Wachowicz apresentando o trabalho “Transcrição de dados longitudinais para estudos de aquisição de estruturas argumentais com causação no português brasileiro (PB)”. No período de 2019-2020 atuou como pesquisadora voluntária e posteriormente como bolsista CNPq de Iniciação Científica com trabalho de análise de debates públicos sobre escravidão em periódicos de língua alemã em Curitiba de 1887 e 1888 sob orientação do Prof. Dr. Paulo Astor Soethe, trabalho que recebeu 1° lugar na Banca 38 da categoria de Humanas apresentado na 11ª SIEPE (Semana Integrada De Ensino, Pesquisa e Extensão) da UFPR. Realizou em 2020 viagem de estudos à Alemanha com bolsa fornecida pelo DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) para participação no programa Studienreisen für Gruppen von ausländischen Studierenden in Deutschland. No ano de 2022 recebeu bolsa integral pelo OeAD (Agência austríaca de Educação e Internacionalização) para realizar o curso de verão de Língua, Literatura e Cultura (Sommer Intensiv 2022. Deutsch als Fremdsprache. Sprache-Kultur-Literatur) pela Universidade de Graz na Áustria. Atualmente é mestranda em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal do Paraná e desenvolve pesquisa na linha de Alteridade, Mobilidade e Tradução sob orientação da Profa. Dra. Ruth Bohunovsky. Em 2023 realizou um estágio de pesquisa documental e bibliográfica no Arquivo de Literatura Alemã (DLA) na cidade de Marbach, na Alemanha, sobre o romance “Die grössere Hoffnung” da escritora austríaca Ilse Aischinger através do programa Marbacher Stipendienprogramm.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

Senke Marcelino , B. (2023). SEBASTIÃO: O GUARDIÃO DAS APARÊNCIAS BURGUESAS. Revista Inventário, (32), 254–270. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/56298

Edição

Seção

Artigos