LEMBRANÇA DE UM BEIJO EM VÊNUS
DESCRIÇÕES PICTURAIS DO FEMININO EM ULYSSES, DE JAMES JOYCE
DOI:
https://doi.org/10.9771/inventr.v0i32.56177Resumo
Este trabalho propõe a leitura das cenas do romance Ulysses, de James Joyce, em que há descrições picturais do feminino. A hipótese do trabalho foi que tais cenas compõem um importante fio narrativo do romance, pois é a partir dele que encontramos o motivo inicial da crise do casamento dos protagonistas Leopold e Molly Bloom. No romance, não há a denominação de nenhuma obra de arte, de modo que fez parte, deste trabalho, identificar, nas descrições picturais, a qual pintura o texto se referia. A conclusão foi que Leopold formou, subjetivamente, uma imagem de Molly, no início do relacionamento, que corresponde à pintura O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli. Após ver a esposa, no presente, em contraste com a reprodução de uma pintura do banho de Diana, Leopold Bloom compara o seu casamento ao mito de Diana e Acteão. Por fim, em uma das últimas aparições do personagem no romance, ele beija a esposa como uma versão espelhada da pintura Vênus ao espelho, de Diego Velásquez. O beijo marca o momento em que Leopold percebe a insolúvel discrepância entre a sua mulher, real, e as mulheres reproduzidas nas obras de arte.