LEMBRANÇA DE UM BEIJO EM VÊNUS

DESCRIÇÕES PICTURAIS DO FEMININO EM ULYSSES, DE JAMES JOYCE

Autores

Resumo

Este trabalho propõe a leitura das cenas do romance Ulysses, de James Joyce, em que há descrições picturais do feminino. A hipótese do trabalho foi que tais cenas compõem um importante fio narrativo do romance, pois é a partir dele que encontramos o motivo inicial da crise do casamento dos protagonistas Leopold e Molly Bloom. No romance, não há a denominação de nenhuma obra de arte, de modo que fez parte, deste trabalho, identificar, nas descrições picturais, a qual pintura o texto se referia. A conclusão foi que Leopold formou, subjetivamente, uma imagem de Molly, no início do relacionamento, que corresponde à pintura O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli. Após ver a esposa, no presente, em contraste com a reprodução de uma pintura do banho de Diana, Leopold Bloom compara o seu casamento ao mito de Diana e Acteão. Por fim, em uma das últimas aparições do personagem no romance, ele beija a esposa como uma versão espelhada da pintura Vênus ao espelho, de Diego Velásquez. O beijo marca o momento em que Leopold percebe a insolúvel discrepância entre a sua mulher, real, e as mulheres reproduzidas nas obras de arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hêmille Raquel Santos Perdigão, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharela em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestranda em Letras da linha de pesquisa Linguagem e Memória Cultural pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

Perdigão, H. R. S. (2023). LEMBRANÇA DE UM BEIJO EM VÊNUS: DESCRIÇÕES PICTURAIS DO FEMININO EM ULYSSES, DE JAMES JOYCE. Revista Inventário, (32), 1–20. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/56177

Edição

Seção

Artigos