ENTRE A CRUZ E O RIFLE

O TRÁGICO EM "PEDRA BONITA" E "CANGACEIROS"

Autores

  • Hélder Brinate Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O Regionalismo surge com a intenção de retratar de forma fiel e objetiva as particularidades e as características distintas de determinada região, buscando representar de maneira imediata e documental a realidade rural, com suas nuances culturais e sociais. Assim, a crítica e a historiografia literárias brasileiras costumam interpretar os dramas explorados por essa estética como mera extensão especular de uma realidade local. Relegam-se a um segundo plano os profundos embates emocionais enfrentados pelas personagens, não os compreendendo como causas dos acontecimentos narrados, mas apenas como consequências das ações executadas. Essa perspectiva limitada pode obscurecer a potência trágica e emocional dos dramas vividos pelas personagens. Dessa maneira, a pretensão especular antecipada pela crítica parece embaçar suas lentes, fazendo-a desconsiderar a potência trágica de dramas experimentados por personagens, como as dos romances Pedra Bonita (1938) e Cangaceiros (1953), ambos do escritor José Lins do Rego, sobre os quais este trabalho se debruça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hélder Brinate Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Hélder Brinate Castro é mestre em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bacharel e licenciado em Letras (Português e Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente cursa doutorado em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) na UFRJ, sendo bolsista do Programa Doutorado Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura do medo, literatura gótica, regionalismo, movimentos messiânicos, Euclides da Cunha. E-mail para contato: helderbrinate@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

Brinate Castro, H. . (2023). ENTRE A CRUZ E O RIFLE: O TRÁGICO EM "PEDRA BONITA" E "CANGACEIROS". Revista Inventário, (32), 221–238. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/56145

Edição

Seção

Artigos