A TRAGÉDIA EM UM MUNDO INVERTIDO

ALEKSIÉI IVÂNOVITCH E OS PERCALÇOS DO INTELECTUAL PERIFÉRICO

Autores

  • João Marcos Cilli de Araujo Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este trabalho tem por objetivo fornecer uma breve investigação a respeito do romance Um jogador, de Fiódor Dostoiévski (1821-1881). A análise proposta é feita a partir de um olhar sobre seu protagonista, o jovem Aleksiéi Ivânovitch, e de uma possível genealogia na qual ele se insere: a dos preceptores. Para tanto, incorre-se em uma leitura de outros dois jovens educadores da literatura ocidental:  Läuffer, protagonista da peça O preceptor (1774), de Lenz (1751-1792); e Julien Sorel, personagem central de O vermelho e o negro (1830), de Stendhal (1783-1842), ambos ocupantes de posições subalternas nas sociedades em que vivem e sujeitos a destinos algo trágicos, o que prefigura o fim miserável de Aleksiéi. A partir de tal percurso, ancorado no aporte teórico de autores como György Lukács (1885-1971), além de pequenas incursões nas obras do Warwick Research Collective (WREC) e de Erich Auerbach (1892-1957), acredita-se ser possível construir um retrato crítico a respeito da experiência burguesa ocidental e suas consequências no Império Russo, tema caro a Dostoiévski e que parece constituir um dos núcleos centrais do romance Um jogador.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Marcos Cilli de Araujo, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e doutorando junto ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pesquisa esta financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). 

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

Cilli de Araujo, J. M. . (2023). A TRAGÉDIA EM UM MUNDO INVERTIDO: ALEKSIÉI IVÂNOVITCH E OS PERCALÇOS DO INTELECTUAL PERIFÉRICO. Revista Inventário, (32), 21–36. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/56070

Edição

Seção

Artigos