LER O MUNDO E LER O TEXTO

PRÁXIS DE LEITURA FREIRIANA PARA A (RE)HUMANIZAÇÃO DE SUJEITOS

Autores

  • Sandra Lee Ribeiro
  • Sandra Carneiro de Oliveira UFBA

Resumo

O presente ensaio retrata premissas conceituais no desenvolvimento da prática leitora crítica e reflexiva como um ato político de enfrentamento da vulnerabilidade social com vistas à (re)humanização de sujeitos. Amparadas nas concepções Freirianas da Pedagogia Social e no trato da leitura como experiência dialética para além dos textos, tem, como objetivo, contribuir para a prática da leitura problematizadora do mundo e da sociedade. O texto está subdividido a partir das temáticas sobre a função social da leitura, as pedagogias sociais no enfrentamento da vulnerabilidade social e na formação do leitor pela práxis Freiriana, neste caso, com ênfase na formação do leitor competente. O objetivo é contribuir para a compreensão mais aprofundada das práticas educativas emancipatórias e, por conseguinte, incentivar a formação leitora crítica como um instrumento de luta contra a desumanização dos sujeitos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Carneiro de Oliveira , UFBA

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2014), Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (2008), Especialista em Língua, linguística e literatura pela Faculdade de Ciências da Bahia (2006) e Licenciada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (2005). É Professora Adjunto I, lotada no Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Foi Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (2014 - 2018), Professora Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2014), Professora Assistente da Universidade Federal da Bahia/Universidade Federal do Oeste da Bahia (2012 - 2014), Professora Assistente Visitante da Universidade Estadual de Santa Cruz (2008 - 2012) e Professora da Educação Básica no município de Santaluz - BA (2004 - 2005). Tem experiência nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa, especificamente nas subáreas Sociolinguística, Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Ensino de língua portuguesa como língua materna. Tem atuado principalmente nos temas variação e mudança linguísticas, sociolinguística e ensino, atitudes linguísticas e ensino de língua portuguesa. É membro do Grupo de Pesquisa Fala e Contexto no português brasileiro ? GconPort e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem - GELING. 

Downloads

Publicado

2023-07-14

Como Citar

Ribeiro , S. L., & Carneiro de Oliveira , S. . (2023). LER O MUNDO E LER O TEXTO: PRÁXIS DE LEITURA FREIRIANA PARA A (RE)HUMANIZAÇÃO DE SUJEITOS . Revista Inventário, (31), 223–236. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/54417

Edição

Seção

Ensaios