O BARBANTE

UMA LEITURA A PARTIR DO IMAGINÁRIO RADICAL DE CASTORIADIS

Autores

Resumo

O presente trabalho visa apresentar uma análise do conto “O barbante”, escrito pelo contista francês Guy de Maupassant, obra em que o autor faz observações e análises profundas de uma sociedade pré-capitalista, apresentando problemáticas que continuam presentes na sociedade contemporânea como o individualismo, a banalização humana versus valores do capitalismo. Considerou-se para a base teórica deste estudo o imaginário radical de Cornelius Castoriadis, com enfoque nos conceitos de autonomia e heteronomia, buscando refletir sobre as temáticas abordadas no conto. As discussões giram em torno do imaginário radical enquanto rede de sentidos que torna as relações humanas forçosas para a sociedade ou grupos sociais, que são resultados do imaginário instituído social e historicamente, considerando os elementos fundantes da simbolização: crenças, interesses, necessidades e que interferem nas interpretações das experiências individuais, constituídas coletivamente. Consideramos que as sociedades heteronômicas produzem a alienação humana impedindo os sujeitos de se reconhecerem como seres sociais e historicamente constituídos, assim, consequentemente estando fadados a sofrer os efeitos dessa organização social.

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Biografia do Autor

Valdirene Aparecida Cotta, Unioeste

Graduada em Segunda Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2017), e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (2010); Mestre em Letras pelo programa de mestrado profissional em Letras - Profletras, na área de concentração: Linguagens e letramentos, linha de pesquisa: Estudos literários pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2021). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras na Área de Concentração: Linguagem e Sociedade, Linha de Pesquisa: Literatura, memória, cultura e ensino. Atualmente trabalha como professora na Secretaria Municipal de Educação de Cascavel - PR. 

Luciana Aparecida Bravim Macarini, Unioeste

Doutoranda em Letras (2021 - 2025) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Cascavel), na área de Linguagem e Sociedade. Mestra em Letras pela parceria firmada entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/ Cascavel), na área de Linguagem e Sociedade, na modalidade profissional (PROFLETRAS). Pós-graduada em Letras Português e Inglês e suas respectivas literaturas, também pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/ Cascavel). Graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade Paranaense (UNIPAR/Cascavel). Professora efetiva na Rede Estadual de Ensino do Paraná desde 2011, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna (Inglês) para Ensino Fundamental e Médio.

 

Valdeci Batista de Melo Oliveira, Unioeste

Graduada em Letras (UEM/1988), Mestre em Teoria e História Literária (Unicamp/2001) e Doutora em Letras - Literatura Portuguesa (USP, 2007). Iniciou a carreira como professora universitária na Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 1988, quando ministrou disciplinas de Teoria Literária e Literatura Portuguesa. É Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, desde 1995. É docente do Curso de Graduação em Letras (Unioeste), do Programa de Pós-Graduação em Letras, nível de Mestrado Profissional (Profletras/Unioeste) e do Programa de Pós-Graduação em Letras, nível de Mestrado e Doutorado (PPGL/Unioeste). É membra dos Grupos de Pesquisa CNPq: Etnia, Diversidade e Gênero; Linguagem e Sociedade; e Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização. Atuou como coordenadora do Projeto de Extensão Abraço Sem Medo: Leitura e Teatro na Penitenciária Industrial de Cascavel (2005), que, em 2009, contou com verba do Ministério da Cultura. Atuou como coordenadora do Projeto Saberes e Valores da Juventude Rural do MPA e do MST no Território do Cantuquiriguaçu, com verba do Governo do Estado do Paraná no Programa Universidade Sem Fronteiras. Foi Chefe da Divisão de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste e ocupou o cargo de Assessora Técnica da Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste, no período de 2007 a 2011. Atuou como coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu. Ensino da Cultura, Artes e História Afro-Brasileira e Indígena na Educação Básica. 

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Aparecida Cotta, V. ., Aparecida Bravim Macarini, L. ., & Batista de Melo Oliveira, V. . (2023). O BARBANTE: UMA LEITURA A PARTIR DO IMAGINÁRIO RADICAL DE CASTORIADIS . Inventário, (31), 197–210. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/53382

Edição

Seção

Artigos