FOGO-FÁTUO, UMA POÉTICA EM COMBUSTÃO

A TEMPORALIDADE COLAPSADA DA POESIA HAROLDIANA

Autores

  • Julia Pedreira Monteiro Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) - Unicamp

Resumo

Este artigo busca fazer um sobrevoo sobre a poética haroldiana, tendo como foco sobretudo o período do pós concretismo, quando Haroldo de Campos adentra os meandros do sentido e do corpo e compõe sua obra Educação dos Cinco Sentidos (2013). A investigação aqui não é por definir e encerrar a imensidão labiríntica de sua obra, ao contrário, trata-se de colher e investigar alguns dos seus versos, mapeando percepções e reflexões que possam expandir a forma como lemos e compreendemos a sua poesia. Entre a materialidade da palavra e a fabulação poética, buscamos fazer uma arqueologia minuciosa no mínimo que resta dos estilhaços de seus versos. Não se trata tanto de perguntar o que é a poesia, mas sim, como ela é.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Pedreira Monteiro , Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) - Unicamp

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP – FFLCH), com foco em Antropologia, atua como atriz, escritora e pesquisadora. Atualmente integra o Curso Livre de Preparação de Escritores (CLIPE 2023), do Centro de Apoio a Escritores do Museu Casa das Rosas; e faz Pós-Graduação em Teoria e História Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) na Unicamp, com orientação de Eduardo Sterzi. Como escritora publicou Fissura na Neblina (2017), lançado em parceria com a Membrana; e Aqui nem deus é gente (2018), pela editora Urutau; ambos contemplados pelo Edital ProAC de Incentivo à Criação Literária. Se formou como atriz, em 2017, na Escola Livre de Teatro de Santo André – ELT; e junto com outros artistas fundou no mesmo ano o coletivo Comitê Escondido, que estreou, em 2018, o espetáculo Terra Tu Pátria, da qual fez parte como atriz e dramaturga; e este ano, Um Memorial para Antígona, no TUSP. Integrou, em 2018, a 170 Turma do Núcleo Experimental e Artes Cênicas do SESI – SP. Em 2020, foi selecionada no edital Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência – Literatura, do Itaú Cultural. No mesmo ano, integrou como atriz a residência artística Vagamundos – Um Laboratório Cênico no CPT SESC – SP com coordenação da pedagoga e diretora teatral Maria Thaís.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

Pedreira Monteiro , . J. (2023). FOGO-FÁTUO, UMA POÉTICA EM COMBUSTÃO: A TEMPORALIDADE COLAPSADA DA POESIA HAROLDIANA. Revista Inventário, (32), 73–85. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/53332

Edição

Seção

Artigos