O FENÔMENO DA MORTE NA OBRA "HOMENS IMPRUDENTEMENTE POÉTICOS"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/revin.v0i30.50687

Resumo

Este trabalho tem como objeto de pesquisa o romance Homens imprudentemente poéticos, do escritor português Valter Hugo Mãe (VHM), publicado no ano de 2016 e traz como tema o fenômeno da morte. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é analisar a concepção da finitude na obra referenciada. Como objetivos específicos propomo-nos: a) compreender a visão da morte elaborada por Mãe na obra; b) identificar a distintas concepções que os personagens principais, Itaro e Saburo, têm sobre o fim da vida; c) comparar as noções de falecimento presentes no livro com o pensamento cristã católica e psicanalítico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, cujo referencial teórico ampara-se em: Àries (2012), Henriques (2014), Campos (2013) e Freud (2021).       

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa de Jesus Araújo Ramos, Programa de Pós-graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA/UFPA)

Doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguística e Teoria Literária (PPGL) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Merivânia Rocha Barreto, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguística e Teoria Literária (PPGL/UFPA).

Raissa Alves Ferreira, Universidade Federal do Pará

Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

de Jesus Araújo Ramos, A. ., Rocha Barreto, M. . ., & Alves Ferreira, R. (2022). O FENÔMENO DA MORTE NA OBRA "HOMENS IMPRUDENTEMENTE POÉTICOS". Revista Inventário, (30), 124–138. https://doi.org/10.9771/revin.v0i30.50687

Edição

Seção

Artigos