PRINCESAS EM PERIGO E PRINCESAS GUERREIRAS

OS DISCURSOS SOBRE O FEMININO NA DISNEY

Autores

Resumo

Os artefatos culturais da “tradição fílmica de princesas da Disney”, registram discursos de suas épocas. O longa, Branca de Neve (1937), possui discursos patriarcais e conservadores, e quando comparado com o último filme lançado, Raya e o Último Dragão (2021), observa-se diferenças nos discursos de performances de gênero feminino. A “performance de gênero” refere-se as formas de “ser mulher” que estão impressas nessas obras, mas não um “ser” em essência, mas um “ser” que performa construções sociais de gênero (BUTLER, 2018). Com a metodologia da Análise do Discurso francesa, estudaremos os discursos de gênero publicados pelos corpos das protagonistas, dos filmes citados, e observaremos como esses artefatos funcionam como “tecnologias de gênero” (LAURETIS, 1987).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aelton Alves de Melo Junior, UFF

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2023). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG , 2020-2022) e Graduado em Comunicação Social, com ênfase em Educomunicação (2012-2016), pela mesma instituição. Possui MBA em Produção de Conteúdo para Mídias Digitais pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes (FNSL, 2017). É profissional em Designer Gráfico, na qual tem atuado no mercado profissional como Diretor de Arte em publicidade. Como pesquisador, tem interesse em temas como diversidade, feminismo, neoliberalismo, discurso, midiatização, mídias audiovisuais de ficção e cotidiano, na qual vem produzindo pesquisas junto ao Laboratório de Estudos sobre Cultura, Mídia e Política - LECMIPO, e também com o Grupo de Pesquisa MULTIS - Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia, certificado pelo CNPq. 

Downloads

Publicado

2023-07-14

Como Citar

Alves de Melo Junior, A. . (2023). PRINCESAS EM PERIGO E PRINCESAS GUERREIRAS: OS DISCURSOS SOBRE O FEMININO NA DISNEY. Revista Inventário, (31), 87–100. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/50076

Edição

Seção

Artigos