TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

PRÁTICAS E REFLEXÕES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS VERBAIS

Autores

Resumo

O desafio do educador contemporâneo é atuar como um agente transformador, ao pensar e ampliar suas práticas para formação dos discentes, uma formação que vai além da escola, uma educação totalmente integrada. Este estudo objetivou em investigar a utilização de tecnologias digitais como recursos que possibilitam a aquisição da leitura e escrita por meio de gêneros digitais em uma turma do 5º ano do ensino fundamental em uma escola particular situada em Belo Horizonte, analisando a partir de um relato de experiência os recursos tecnológicos existentes em sala de aula e consequentemente a ampliação dos gêneros digitais na aquisição da linguagem no processo de ensino e aprendizagem. Como resultado observou-se a necessidade de compreender as possibilidades de interação pedagógica utilizando tecnologias digitais na produção de texto a partir dos gêneros digitais, de forma significativa no âmbito escolar, no entanto, o professor é o principal mediador do processo, sendo capaz de elaborar um planejamento que propõem conceitos e atividades com dificuldades graduais, permitindo ao aluno organizar, resolver, produzir textos com características próprias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayellen Mariana Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos

Discente do curso de Pós-Graduação em  Docência pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuante há 10 anos na educação básica e profissional. Atua como Pedagoga em uma Rede de Ensino particular em Belo Horizonte. Trabalhou em outras redes de ensino como Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina e Sistema FIEMG.

Ricael Spirandeli Rocha

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Avançado Arcos; Especialista em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva; Mestrando em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM); Professor de Educação Básica de cursos técnicos pela Secretaria Estadual de Minas Gerais (SEE/MG). Integrante do grupo de pesquisa "GPETEC - Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências" na linha de pesquisa "Desenvolvimento de aplicativos tecnológicos e softwares educacionais" do IFTM Campus Uberlândia-Centro; Editor Adjunto da revista MultiAtual.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Mariana Ferreira, M., & Spirandeli Rocha, R. . (2022). TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS E REFLEXÕES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS VERBAIS . Inventário, (30), 272–281. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/49989

Edição

Seção

Relatos de experiência