ELEMENTOS NÃO VERBAIS NO PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO

Autores

  • Evelyn Cristine Roma Universidade Federal Da Bahia

Resumo

Este artigo propõe realizar Uma releitura da linguística textual: da fase transfrástica ao momento sociocognitivista, objetivando destacar algumas das suas lacunas, ligadas em especial à concepção de texto, o seu objeto de estudo que, apesar dos seus avanços inscritos no seu momento sociocognitivista, ainda se volta exclusivamente para a linguagem verbal, excluindo, de forma incisiva, os signos não verbais. Para tanto, tem como alicerce teócori a Linguística Textual (LT), pautada, sobremodo, nas reflexões do filósofo russo Bakhtin (2003), para o qual "a comunicação verbal é sempre acompanhada por atos sociais de caráter não verbal (gestos do trabalho, atos simbólicos de um ritual, cerimônias, etc.) [...]. Assim, pretendemos desenvolver algumas considerações sobre a referenciação, instaurada na LT a partir da década de 90 do século XX, que, embora tenha trazido contribuições basilares à ciência do texto, as suas análises demonstram ainda um apego ao código verbal; para minimizar essa lacuna,  sugerimos ampliá-la, denominando-a de "Referenciação semiotizada", no sentido de também considerar os signos não linguísticos no processo de referenciação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelyn Cristine Roma, Universidade Federal Da Bahia

Estudante do curso de Letras Estrangeiras Moderna e Clássica (em inglês), na Universidade Federal Da Bahia. Atuante no (NUPED) Núcleo de Pesquisa do Discurso. Desenvolve estudos nas áreas de: Linguística, Análise do Discurso e Linguística Textual.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Roma, E. C. (2022). ELEMENTOS NÃO VERBAIS NO PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO. Revista Inventário, (30), 152–162. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/49951

Edição

Seção

Artigos