UMA UMA REPRESENTAÇÃO DESAFIADORA

LEITURA DE COMPLÔ CONTRA A AMÉRICA, DE PHILIP ROTH

Autores

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a representação literária com foco na obra Complô contra a América (2005), de Philip Roth, por se tratar de um romance que, devido à sua difícil classificação quanto ao gênero, suscita discussões sobre o estatuto da ficção. Buscou-se analisar, em caráter introdutório, o lugar da representação (da mímesis) e suas perspectivas, passando da visão aristotélica revisitada por Lima (2000) até a proposta romântica de Paz (2013), levando-se em consideração os desdobramentos da sistematização da representação literária, em especial o moralismo do status literário. Em seguida, tencionou-se averiguar as formas de representação passíveis de serem atribuídas ao romance de Roth, tais como autoficção, roman à clef, romance contrafactual e autobiografia, traçando pontos de contato e de divergência com o texto rothiano. A metodologia, de cunho bibliográfico, utilizou-se de referenciais teóricos relacionados ao tópico. A investigação levou-nos à constatação de que a obra analisada desafia as convenções da classificação literária, carregadas de um possível teor moralizante, aspecto em relação ao qual Roth, em seus escritos, sempre adotou uma postura crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João, Universidade Federal da Bahia

Possui Graduação em Letras Vernáculas pela UEFS, Especialização em Estudos Literários pela UEFS e Mestrado em Estudos Literários pela UEFS. Atualmente é Doutorando em Literatura e Cultura pela UFBA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira e literatura judaico-americana.

Tamires, Universidade Estadual de Feira de Santana

Formada em Economia pela UEFS, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UEFS) e estudante do curso de Letras Português e Espanhol. Artesã e artista multidisciplinar autodidata, com experimentações no campo das artes visuais, dança, teatro, literatura e audiovisual. Estudo as áreas relacionados á Educação, Cultura, Artes e Linguagens, questões de gênero, raça, classe e território.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Guimarães Oliveira , J. D., & da Silva Neto, T. (2022). UMA UMA REPRESENTAÇÃO DESAFIADORA : LEITURA DE COMPLÔ CONTRA A AMÉRICA, DE PHILIP ROTH. Revista Inventário, (30), 76–91. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/49920

Edição

Seção

Artigos