A CONSTRUÇÃO DE REFERENTES ANAFÓRICOS NO GÊNERO EDITORIAL

UM ESTUDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

Resumo

Este artigo é resultado de um trabalho monográfico sobre a referenciação em textos de alunos do ensino médio. Partindo do princípio de que os processos referenciais constituem atividade inerente à construção de sentidos de um texto, o objetivo de pesquisa é analisar o fenômeno da referenciação em editoriais produzidos por alunos do ensino médio, no que se refere à correferencialidade. Baseado nos postulados teóricos de Apothéloz (2003), Cavalcante (2003; 2011; 2012), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Milner (2003) e Mondada e Dubois (2003), este trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e interpretativista, tendo como corpus dez textos produzidos por alunos da 2° série do ensino médio. Como resultados, verificou-se que, dentre as formas de manifestação, há uma maior regularidade no emprego da anáfora correferencial por repetição total, revelando, portanto, a dificuldade dos discentes em correlacionar as ideias dos textos, evitando repetições desnecessárias, e utilizar outros processos referenciais, e/ou até mesmo o desconhecimento acerca deles, especialmente os que se referem à recategorização que, além de garantir a progressão temática do texto, correlacionando as ideias postas, contribui para a construção de sentidos, revelando o ponto de vista e a percepção de mundo do autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Mikaelly Nobre de Souza, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - pela mesma instituição. Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Durante a graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), participou do Projeto Ensino de Cultura, Literatura e Língua Portuguesa (PECLEP), na condição de monitora dos cursos de: Produção Textual I e Língua Brasileira de Sinais e atuou, ainda, como voluntária PIBIC/CNPq, do Grupo de pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) – UERN.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Souza, A. M. N. de. (2022). A CONSTRUÇÃO DE REFERENTES ANAFÓRICOS NO GÊNERO EDITORIAL: UM ESTUDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO . Revista Inventário, (30), 201–216. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/49835

Edição

Seção

Artigos