A CONSTRUÇÃO DE REFERENTES ANAFÓRICOS NO GÊNERO EDITORIAL
UM ESTUDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este artigo é resultado de um trabalho monográfico sobre a referenciação em textos de alunos do ensino médio. Partindo do princípio de que os processos referenciais constituem atividade inerente à construção de sentidos de um texto, o objetivo de pesquisa é analisar o fenômeno da referenciação em editoriais produzidos por alunos do ensino médio, no que se refere à correferencialidade. Baseado nos postulados teóricos de Apothéloz (2003), Cavalcante (2003; 2011; 2012), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Milner (2003) e Mondada e Dubois (2003), este trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e interpretativista, tendo como corpus dez textos produzidos por alunos da 2° série do ensino médio. Como resultados, verificou-se que, dentre as formas de manifestação, há uma maior regularidade no emprego da anáfora correferencial por repetição total, revelando, portanto, a dificuldade dos discentes em correlacionar as ideias dos textos, evitando repetições desnecessárias, e utilizar outros processos referenciais, e/ou até mesmo o desconhecimento acerca deles, especialmente os que se referem à recategorização que, além de garantir a progressão temática do texto, correlacionando as ideias postas, contribui para a construção de sentidos, revelando o ponto de vista e a percepção de mundo do autor.