MULHERES EM LUTA

PAULINA CHIZIANE E GILKA MACHADO EM BUSCA POR ESPAÇO NA LITERATURA DE SEU POVO

Autores

  • Caroline Buratti David

Resumo

O artigo elabora algumas reflexões acerca da literatura de autoria feminina, especificamente a produzida por Gilka Machado e Paulina Chiziane, demonstrada a partir do poema “Ser Mulher” e do conto “As cicatrizes do amor”, respectivamente. A investigação busca demonstrar a trajetória social e literária de duas mulheres que imprimem significativa marca na literatura de seu povo. Os pontos de convergência e divergência entre as produções são observados a fim de afirmar a troca de experiências, entre Gilka e Paulina, ao narrar a condição da mulher em uma sociedade pautada em opressões sociais que marginalizam e condenam as mulheres. A poética gilkiana e a contação de histórias de Chiziane derivam do confronto ao silenciamento social e literário que resultam de uma crítica que evidencia e ignora o que indicam ser de maior ou menor importância para a literatura. A história brasileira e a moçambicana caminham, lado a lado, da luta das mulheres e, para as escritoras, são motivo para reconhecer, centralizar e reivindicar o espaço da mulher na literatura de seu povo. Como arcabouço teórico utiliza-se as discussões de Bonnici e Zolin (2005), Cândido (2006), Guimarães (2014) e outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Buratti David

Caroline Buratti David é graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Foi bolsista FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - com a pesquisa intitulada "Uma leitura do motivo da noite em Gilka Machado sob perspectiva do panteísmo e do sublime". Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação, na mesma universidade de graduação, em Literatura e Vida Social com o projeto intitulado "O panteísmo e a mística feminina em Gilka Machado" (2021 - atual) e bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Buratti David , C. . (2022). MULHERES EM LUTA: PAULINA CHIZIANE E GILKA MACHADO EM BUSCA POR ESPAÇO NA LITERATURA DE SEU POVO. Revista Inventário, (30), 37–58. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/46793

Edição

Seção

Artigos