O DIREITO DISCENTE À POESIA: QUESTIONAMENTOS E POSSIBILIDADES PARA TRABALHAR COM O TEXTO POÉTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Renata dos Santos Ruffo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Ensino de poesia, Formação de leitores, Formação de escritores, Educação Básica.

Resumo

Este artigo objetiva discutir questões centrais sobre o ensino de poesia  na Educação Básica, refletindo sobre as possibilidades de prática e os esclarecimentos pedagógicos necessários para realizar um trabalho efetivo com o gênero. A partir de uma perspectiva materialista-dialógica, discute-se a relevância do contato discente com o gênero poético, tomando-o como capaz de desenvolver a humanização intrinsecamente necessária para todo indivíduo (CANDIDO, 2004). Desse modo, o acesso à poesia em sua materialidade concreta é pensado como um direito de todos, sem interferências de visões generalizadas ou escolarizadas sobre o gênero. Ademais, reforça-se a necessidade de entender o estudante como um sujeito ativo e capaz de desenvolver visões além das pré-estabelecidas e esperadas sobre um texto, podendo ele ter uma atitude responsiva por meio de leituras singulares da “palavramundo” (FREIRE, 1987) ou da criação de outros escritos poéticos. Atenta-se também à seleção de poetas e poetisas a serem trabalhados, uma vez que reforçar a visão canônica sobre o gênero tende a levar os estudantes a não conseguirem se enxergar enquanto escritores. Por fim, conclui-se que o trabalho com a poesia não deve ser reduzido a fórmulas metodológicas, sendo sempre necessário propor questionamentos e adequar-se às especificidades de cada experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata dos Santos Ruffo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Estudante de Licenciatura em Letras com ênfase em Português e Francês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora de Língua Portuguesa no curso pré-vestibular Resgate Popular desde 2018 e autora do livro de poesias "Boias, raias e salva-vidas" (Editora Patuá, 2020).

Referências

AZEVEDO, F.; CHAGAS, L.; BAZZO, J. Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v. 36, n. 74, p. 15-30, 2018.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 261-306.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.

BHABHA, H. The right to narrate. Harvard Design Magazine: Do You Read Me?, n. 38, 2014. Disponível em: http://www.harvarddesignmagazine.org/issues/38/the-right-to-narrate. Acesso em: 09 jun. 2020.

BRASIL. MEC. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2006.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004, p. 169-191.

EVARISTO, C. Conceição Evaristo: literatura e consciência negra [22 de novembro, 2011]. Blogueiras Feministas. Disponível em https://blogueirasfeministas.com/2011/11/22/conceicao-evaristo/. Acesso em: 30 de jul. de 2020. Entrevista concedida a Bárbara Araújo

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1987. (Coleção polêmicas de nosso tempo; 4)

FREUD, S. O poeta e o fantasiar. In: DUARTE, Rodrigo (Org.). O belo autônomo – textos clássicos de estética. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

KONDER, L. As artes da palavra: elementos para uma poética marxista. São Paulo : Boitempo, 2005. (Marxismo e literatura).

PILATI, A. Poesia na sala de aula: subsídios para pensar o lugar e a função da literatura em ambientes de ensino. Campinas, SP : Pontes Editores, 2017.

Downloads

Publicado

2021-02-23

Como Citar

Ruffo, R. dos S. (2021). O DIREITO DISCENTE À POESIA: QUESTIONAMENTOS E POSSIBILIDADES PARA TRABALHAR COM O TEXTO POÉTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Inventário, (27), 54–67. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/38415

Edição

Seção

Artigos