CONTEMPLAR A EXTERIORIDADE ATRAVÉS DOS MÚLTIPLOS OLHARES DE ANDY WARHOL

Autores

  • Tiago Luís Minau Ramos Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Departamento de Estudos Comparatistas

Palavras-chave:

Andy Warhol, Pop Art, Cinema, Exterioridade, Representação

Resumo

Andy Warhol, uma das figuras centrais da pop art nos Estados Unidos da América, conquistou notoriedade na década de sessenta na esfera das artes plásticas. As suas peças serigráficas, que têm por base imagens de campanhas publicitárias, eram reproduzidas em massa por meio de mecanismos industriais. À vista disso, Warhol reivindicava uma arte que se inscrevia no seio da cultura de massas, questionava conceitos de originalidade na produção artística e desenvolvia um trabalho imagético que visava esvasiar o referente de qualquer significação através da sua reprodução massissa. Contudo, as problemáticas supramencionadas estendem-se, de igual modo, à sua vasta produção cinematográfica, nomeadamente aos screen tests realizados por Warhol entre os anos de 1964-1966. Tendo como objeto de investigação os screen tests de Andy Warhol, este artigo tem como proposta examinar a maneira como tais registos fílmicos aprofundam questões que se prendem com o apagamento do gesto do artista; com a (des)significação dos referentes reais que se encontram diante das lentes da câmara; e com a relação que a arte estabelece com a cultura de massas.

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Biografia do Autor

Tiago Luís Minau Ramos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Departamento de Estudos Comparatistas

Departamento de Estudos Comparatistas

Linha de pesquisa: Estudos Fílmicos; Literatura Comparada

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Minau Ramos, T. L. (2020). CONTEMPLAR A EXTERIORIDADE ATRAVÉS DOS MÚLTIPLOS OLHARES DE ANDY WARHOL. Inventário, (26), 89–101. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/38301

Edição

Seção

Artigos