UNIDADES FRASEOLÓGICAS DA REGIÃO NORTE NO CORPUS DO PROJETO ALiB

Autores

  • Ana Rita Carvalho de Souza UFBA - Universidade Federal da Bahia
  • Marcela Moura Torres Paim UFBA

Palavras-chave:

Variação lexical. Fraseologismo. Geolinguística. Região Norte.

Resumo

Neste trabalho se apresenta um dos aspectos de que se ocupa o Projeto Atlas Linguístico do Brasil (Projeto ALiB), o léxico do português brasileiro. Dessa forma, investigam-se as unidades fraseológicas referentes aos campos acidentes geográficos, astros e tempo e fenômenos atmosféricos, nas capitais Macapá, Boa Vista, Manaus, Belém, Rio Branco e Porto Velho, pertencentes à região Norte do Brasil. O Projeto ALiB é um empreendimento de grande amplitude, de caráter nacional, em desenvolvimento, que tem por meta desenhar, de maneira imparcial, dentro do que lhe é possível, o português falado no Brasil, e, após a publicação de seus dois primeiros volumes, algumas considerações iniciais já podem ser feitas sobre a diversidade de usos vinculada a áreas específicas, mas também relacionada a fatores sociais.  A metodologia empregada busca verificar o aparecimento dessas unidades em termos diatópicos, diassexuais, diastráticos e diageracionais. Dessa forma, a análise dos inquéritos investigados busca estudar itens lexicais, como, por exemplo, chuva de granizo, mês do cachorro louco, estrela guia, presentes no repertório linguístico dos informantes com o intuito de verificar a documentação da diversidade lexical do português falado no Norte do Brasil, seguindo os princípios da Dialetologia Pluridimensional em que o registro segue os parâmetros geográficos e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rita Carvalho de Souza, UFBA - Universidade Federal da Bahia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da UFBA, é graduada em Letras pela Universidade Norte do Paraná (2010), licenciada em Letras Inglês e atualmente é estudante de Licenciatura em Língua Espanhola na UFBA fazendo parte da Equipe Bahia do Projeto ALiB - Atlas Linguístico do Brasil. Tem experiência na área de Logística com ênfase em Qualidade e Administração de Materiais e Processos.

Marcela Moura Torres Paim, UFBA

Professora de Língua Portuguesa da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do Projeto Atlas Linguístico do Brasil.UNIDADES FRASEOLÓGICAS DA REGIÃO NORTE NO CORPUS DO PROJETO ALiB

Referências

AULETE, Caldas. Dicionário contemporâneo da língua portuguesa: Caldas Aulete. 5 ed. Lisboa: Delta, 1986.

COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALiB. Questionários 2001. Londrina: Ed. UEL, 2001.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa: Aurélio. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

FRANCO, Cid Barros. Dicionário de expressões populares brasileiras. São Paulo: Unidas, 1912.

HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

MEJRI, Salah. Délimitations des Unités Phraséologiques. Université Paris 13: Slides, 2016. 48 slides, colorido.

MEJRI, Salah. Le figement lexical. Descriptions linguistiques et structuration sémantique. Tunísia: Faculté des Lettres de la Manouba, 1997.

MONTEIRO-PLANTIN, Rosemeire S. Fraseologia. Era uma vez um patinho feio no ensino da língua materna. Vol. 1. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014.

SFAR, Inès. Le Défigement: Procédés et Classements. Paris: Slides, 2015. 49 slides, colorido.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

de Souza, A. R. C., & Torres Paim, M. M. (2020). UNIDADES FRASEOLÓGICAS DA REGIÃO NORTE NO CORPUS DO PROJETO ALiB. Inventário, (26), 350–367. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/34615

Edição

Seção

Artigos